Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas

Eloisa Viggiani, Luciana Calabro, Diogo Onofre Gomes Souza

Resumo


A Area Ensino da CAPES e, por definicao, interdisciplinar e tem desenvolvido seu projeto para a Pos-graduação valorizando a composicao de corpos docentes com formação e experiencia em diferentes areas do conhecimento. Seu Documento de Area recomenda que os Programas de Pos-graduação sejam compostos por docentes oriundos de varios campos do conhecimento e que atuem nestes campos, de modo a buscar a integração dos saberes. Portanto, a Area Ensino podera se beneficiar de nova regulamentação, que ampliou a possibilidade de atuação simultânea dos docentes em ate 3 Programas de Pos-graduação. Nosso objetivo foi analisar um programa desta Area, o PPG Educação em Ciencias, Quimica da Vida e Saúde, Departamento de Bioquimica, ICBS, UFRGS, sob a perspectiva de sua produção intelectual e da participação, ou nao, de seus docentes em outros programas, nos anos 2010-2014. Encontramos diferencas qualitativas entre os docentes com dedicação exclusiva e aqueles que se dedicaram tambem a outros programas.

Texto completo:

PDF

Referências


CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO CIENTFICO E TECNOLGICO CNPq. 2106. Plataforma Lattes. Disponvel em: http://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 03/03/2016.

COORDENAO DE APERFEIOAMENTO DE PESSOAL DE NVEL SUPERIOR CAPES. Portaria No. 174, de 30 de dezembro de 2014. Disponvel em: http://www.capes.gov.br/images/documentos/Portaria_174_2014_CategoriasDocentesPPG.pdf . Acesso em: 01/03/2016.

COORDENAO DE APERFEIOAMENTO DE PESSOAL DE NVEL SUPERIOR CAPES. Plataforma Sucupira. Classificao de Peridicos Qualis 2014. Disponvel em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf . Acesso em: 01/03/2016.

COORDENAO DE APERFEIOAMENTO DE PESSOAL DE NVEL SUPERIOR CAPES. Plataforma Sucupira. Docentes por ano, por instituio e programa. Disponvel em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/docente/listaDocente.jsf. Acesso em: 01/03/2016.

COORDENAO DE APERFEIOAMENTO DE PESSOAL DE NVEL SUPERIOR CAPES. Documento de rea 2013. rea de Avaliao: Ensino. Disponvel em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Ensino_doc_area_e_comiss%C3%A3o_block.pdf. Acesso em: 23/04/2015.

COORDENAO DE APERFEIOAMENTO DE PESSOAL DE NVEL SUPERIOR CAPES. 2016. Coleta de Informaes 2014, 2013 e 2012. Disponvel em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/envioColeta/dadosEnvioColeta.jsf. Acesso em: 01/03/2016.

HIGHER EDUCATION COMMISISION. 2016. Report: From Bricks to Clicks - The Potential of Data and Analytics in Higher Education. Disponvel em: http://www.policyconnect.org.uk/hec/sites/site_hec/files/report/419/fieldreportdownload/frombrickstoclicks-hecreportforweb.pdf. Acesso em: 02/02/2016.

MACAS-CHAPULA, C.A. O papel da informetria e da cientometria e sua perspectiva nacional e internacional. Cinica da Informao, Braslia, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. 1998.

MUGNAINI, R. 40 anos de bibliometria no Brasil: da bibliografia estatstica avaliao da produo cientfica nacional. In: Hayashi, M.C.P.I.; Leta, J. (Ed.). Bibliometria e cientometria: reflexes tericas e interfaces. So Carlos: Pedro e Joo Editores,. p.37-58, 2013.

TAUBES, G. Measures for measure in science. Science, 260, 884-886, 1993.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Programa de Ps-Graduao Educao em Cincias: Qumica da Vida e Sade. 2017. Disponvel em: http://www.ufrgs.br/ppgeducacaociencias/index.php/pt/ct-menu-item-4. Acesso em: 07/02/2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i27.1318



Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.