v. 7, n. 19 (2015)

Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.

Os artigos que compoem esse número da Revista Meta: Avaliação focalizam o ensino a distância, a avaliacao externa de alunos do Ensino Basico e possiveis efeitos no desenvolvimento profissional de professores de Matematica, e ainda contribuicoes de praticas escolares para o desempenho dos alunos, em avaliacao externa nacional.

O primeiro artigo, de Crispim, Archer, Gomes, Gomig, e Cruz, trata dos aspectos teoricos e metodologicos que envolvem a avaliacao de um curso de formacao profissional, de abrangencia nacional, na modalidade da educacao a distância. Para seu desenvolvimento, foi construido um sistema de avaliacao com a finalidade aferir o processo de ensino-aprendizagem.

O segundo artigo, de Silva, Bastos, Rodrigues, Silva, e Brito, tambem no âmbito da educacao a distância (?), faz parte de um projeto de avaliacao desenvolvido pela extensao da Fundacao CECIERJ. Traz os resultados de uma avaliacao centrada no usuario sobre o grau de satisfacao de professores de Lingua Portuguesa e Matematica, regentes do segmento de Jovens e Adultos, com o Curso de Formacao Continuada.

O terceiro artigo, tambem sobre professores, por meio de metodologia quantitativa apresenta os resultados de um estudo empirico sobre os efeitos da realizacao de provas externas nacionais de matematica do 2º e 3º ciclos do ensino basico, no desenvolvimento profissional docente, em Portugal. E de autoria de Marques, Sousa, Costa, e Pacheco.

O quarto artigo, de Salgado Junior, Novi, Ferreira, Oliveira, e Miranda, faz o uso integrado das abordagens quantitativa e qualitativa para se estudar um dado objeto: a eficiencia escolar. Tem por objetivo relatar resultados de pesquisa empirica realizada em escolas públicas municipais brasileiras do ensino fundamental para evidenciar praticas escolares que podem ter contribuido para o desempenho dos alunos na Prova Brasil.

Finalmente, o quinto artigo, de Silva e Leite, teve por finalidade avaliar a interface grafica do curso a distância denominado Voluntariado, Conceitos e Motivacao do AFS Intercultura Brasil, em relacao a sua ergonomia e usabilidade. O estudo adotou a abordagem de avaliacao por especialistas, em uma avaliacao heuristica.


Sumário

Estudos e Artigos

Ana Carla Crispim, Aline Battisti Archer, Diego Eller Gomes, Regina Pinho Gomig, Roberto Moraes Cruz
1-22
Angela Carrancho da Silva, Elizabeth Ramalho Soares Bastos, Carmen Granja da Silva Rodrigues, Regina C. da Silva, Ana Maria Feydit Brito
23-57
Maria Micaela Marques, Joana Raquel Sousa, Natalia Costa, Jose Augusto Pacheco
58-84
Alexandre Pereira Salgado Junior, Juliana Chiaretti Novi, Jonas Ferreira, Marcio Mattos Borges de Oliveira, Paulo Sergio Miranda
85-122
Simone de Paula Silva, Ligia Leite
123-140