Eficiencia na Gestao Escolar: em Busca das Melhores Praticas em Escolas Municipais Brasileiras do Ensino Fundamental

Alexandre Pereira Salgado Junior, Juliana Chiaretti Novi, Jonas Ferreira, Marcio Mattos Borges de Oliveira, Paulo Sergio Miranda

Resumo


O objetivo do artigo e apresentar os resultados de pesquisa empirica realizada em escolas públicas municipais brasileiras do ensino fundamental para evidenciar práticas escolares que podem ter contribuido para o desempenho dos alunos na Prova Brasil. A metodologia aplicada, proposta por Salgado Junior (2013), faz o uso integrado das abordagens quantitativa e qualitativa para se estudar um dado objeto: a eficiencia escolar. Assim, por meio de estudos de caso, buscou-se identificar as melhores práticas que podem ter contribuido para o desempenho dos alunos nessas escolas. Os resultados evidenciam que as escolas consideradas eficientes possuem projetos pedagogicos bem estruturados, reflexo das politicas públicas implementadas que sao assumidas efetivamente pelo conjunto dos educadores e legitimados por familias e professores. No entanto, nas escolas consideradas ineficientes ha uma maior dispersao das práticas de ensino, com politicas públicas que nao se transformam, internamente, em projetos pedagogicos estruturados. Espera-se que os resultados possam exercer um impacto significativo na gestao interna das escolas e alocação de recursos para melhorar o sistema educacional brasileiro.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v7i19.476



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.