Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal

Maria Micaela Marques, Joana Raquel Sousa, Natalia Costa, Jose Augusto Pacheco

Resumo


Neste artigo sao apresentados resultados de um estudo empirico sobre os efeitos da realização de provas externas nacionais de matematica do 2º e 3º ciclos do ensino basico, no desenvolvimento profissional docente. Estas provas sao um fator de legitimação de práticas ancoradas na abordagem do curriculo centrada em testes e standards. Atraves duma metodologia quantitativa, verifica-se pelos dados dos respondentes (n=179) que professores de matematica revelam a tendencia de apropriação especifica da linguagem de valorização da avaliação externa de aprendizagens ao nivel das suas práticas curriculares e pedagogicas, bem como a sua adesao à avaliação externa das aprendizagens, concretizada atraves da realização das provas finais de ciclo na disciplina de matematica, cujos efeitos mais evidentes sao a valorização dos resultados academicos e a seriação das escolas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v7i19.781



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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