v. 6, n. 18 (2014)

Revista Meta: Avaliação Set./Dez.

No número 18 da Revista Meta: Avaliação sao apresentados quatro artigos que lidam com a avaliacao com diferentes focos e diversidade de metodologias.

O primeiro, de autoria de Machado e Almeida, pretendeu caracterizar os efeitos de uma proposta de consultoria colaborativa na perspectiva dos professores do ensino público do interior do Estado de Sao Paulo, que atuavam com turmas. Os resultados indicam se os alunos-alvo pioraram, mantiveram, melhoraram ou melhoraram muito, a partir da implementacao da proposta.

No segundo artigo, Scremin e Dallacort tratam da trajetoria da Comissao Propria de Avaliacao Institucional em um Centro Universitario, do interior do Estado do Rio Grande do Sul, nos 10 anos do Sistema Nacional de Avaliacao da Educacao Superior. Os efeitos positivos do trabalho destacam a participacao da comunidade academica e a validade das informacoes.

No terceiro artigo, e a vez de Santos apresentar as contribuicoes do Ciclo de Politicas, como metodo de analise de politicas educacionais, no contexto da politica de avaliacao em larga escala. O estudo se volta para dois municipios com diferente Indice de Desenvolvimento da Educacao Basica no Estado de Santa Catarina e identifica dificuldades e implicacoes ocasionadas pelas avaliacoes na educacao municipal.

O quarto artigo, de Pereira e Elliot, relata a avaliacao dos editais de selecao de professores do Colegio Pedro II dos anos de 2007, 2008 e 2009. Como abordagem avaliativa, utilizou a avaliacao do produto, proposta por Stufflebeam e componente do modelo conhecido por CIPP.

 

Sumário

Estudos e Artigos

Andrea Carla Machado, Maria Amelia Almeida
222-239
Greice Scremin, Marisa Diniz Dallacort
240-262
Almir Paulo dos Santos
263-280
Teresa Lúcia Palmeiro Cysne Pereira, Ligia Gomes Elliot
281-316
Antônia Bruna Silva, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Nicolino Trompieri Filho
317-337