Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos
Resumo
O estudo pretendeu verificar junto aos alunos do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional, se seus objetivos foram alcancados. Alem disso, investigou os pontos fortes e fracos e as sugestoes para sua melhoria. No tratamento dos dados foi adotada a analise fatorial exploratoria com o auxilio do SPSS v.20.0. O estudo constatou uma boa adequação dos dados à analise fatorial (KMO =0,854). A escala apresentou coeficiente de precisao igual a 0,92. Os seis itens da escala foram agrupados em um fator com explicação de 71,277% da variância total (cargas fatoriais entre 0,74 e 0,88). Esse fator refere-se à contribuicao do curso para o aprimoramento dos procedimentos avaliativos na escola, a partir de uma visao mais aprofundada sobre avaliação educacional nos aspectos teoricos e praticos. Evidenciou-se que os objetivos propostos foram satisfatoriamente alcancados. Por fim, destaca-se a necessidade de promover a formação dos agentes educacionais em avaliação educacional.
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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i18.392
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.