Avaliação do Edital de Selecao de Professores de Primeiro Segmento do Colegio Pedro II

Teresa Lúcia Palmeiro Cysne Pereira, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar os editais de selecao de professores de Primeiro Segmento do Colegio Pedro II dos anos de 2007, 2008 e 2009 com a intencao de colaborar na adequação desses novos profissionais com a missao institucional. Da abordagem avaliativa proposta por Stufflebeam e outros colaboradores (1971) conhecida pelo anagrama CIPP (contexto, insumo, processo, produto), utilizou a avaliação do produto, tendo em vista que uma de suas premissas e procurar diminuir o hiato entre o pretendido e o real. Iluminou, assim, a trajetoria para o atendimento às questoes avaliativas formuladas: (1) em que medida as selecoes atuais estao conseguindo avaliar as competencias necessarias de seus novos professores? (2) ate que ponto as competencias exigidas nas selecoes de 2007, 2008 e 2009 contribuiram para que o professor estivesse em sintonia com a missao institucional? Foi utilizada a analise documental dos referidos editais com base nos padroes de avaliação desenvolvidos pelo Comite Conjunto de Avaliação Educacional (Joint Committee on Standards for Educational Evaluation), alem de questionarios aos profissionais que atuaram direta ou indiretamente na selecao desses professores (Diretora-Geral, Diretora de Ensino e Banca Examinadora). O estudo avaliativo mostrou que as competencias exigidas nas referidas selecoes contribuiram parcialmente para que os novos professores estivessem em sintonia com a missao institucional, pois faltaram, no documento oficial que normatiza a selecao, o edital, informações claras a respeito da missao e do perfil profissional almejado.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i18.232



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.