Caro leitor,
O número 52, volume 16, da Revista Meta: Avaliação revela o campo multidisciplinar da Avaliação. Os temas abordados pelos autores dos artigos abrangem: a tecnologia por intermédio da avaliação de um software utilizado para apoiar a análise e predição de comportamentos no mercado financeiro; a comparação de modelos de regressão logística, árvores de decisão e redes neurais na classificação da permanência dos estudantes nos cursos presenciais de uma universidade federal; o papel da avaliação formativa na aprendizagem sistemática com vistas a resultados aprimorados; a construção e validação de instrumento de avaliação de competências de estudantes durante o internato de Medicina da Família e Comunidade; a avaliação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), com base na Teoria do Programa e sua representação através do modelo lógico; a análise da complexidade da cobertura educacional nas 17 comunidades autônomas da Espanha, com uso da Teoria dos Conjuntos Fuzzy para lidar com a imprecisão e a incerteza dos dados; a identificação de critérios e diagnósticos direcionados à análise do equilíbrio estático; o mapeamento das ações e programas de assistência estudantil que são realizados pelas universidades federais na gestão do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAE); os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a evasão estudantil em nível de graduação de uma universidade federal brasileira; a análise da percepção de graduandos na área da saúde sobre “soft skills” necessárias para contratação e desenvolvimento profissional no Peru em 2022.
A revista eletrônica Meta: Avaliação traz aos seus leitores o volume anual de setembro, reafirmando seu compromisso com a multidisciplinaridade avaliativa no Brasil e no mundo. Com pesquisas que variam entre economia, educação, estatística, ensino, tecnologia e saúde, passando por diferentes abordagens, os autores aqui publicados buscaram a pesquisa como meio de elucidação em nossa sociedade contemporânea.
A variedade dos temas e suas metodologias de avaliação e análise irá contribuir na composição do mosaico da avaliação tão necessário à compreensão das demandas e necessidades provenientes dos stakeholders de cada artigo.
Desejamos uma boa leitura a todos!
Atenciosamente,
A equipe editorial da revista Meta: Avaliação.
Sumário
Estudos e Artigos
Erik Leonel Luciano, Rosinei Batista Ribeiro, Eliane Antonio Simões, Rafael Munhoz Cardoso
|
481-514
|
Daniel Valentins de Lima, Anderson Castro Soares de Oliveira, Eilson Castro Soares de Oliveira
|
515-545
|
Juan Antonio Guevara Fernández, Máximo Ramírez Julca, Silvia Perez Alata, Gilberto Vilca Cutipa
|
546-576
|
Leonardo Campos Teixeira, Isabela Castilho Pellis, Matheus Corrêa, Maria Rosa Machado Prado
|
577-597
|
Andréa Cintia Fernandes Barreto
|
598-624
|
Antônia Emanuela Oliveira de Lima, José Lenho Silva Diógenes, Rui Eduardo Brasileiro Paiva
|
625-651
|
Francisco Camolesi Ide, Iramar Baptistella do Nascimento, Hélio Roesler, Raquel Fleig
|
652-678
|
Rafael Guimarães Januario, Aline Virgínia Medeiros Nelson, Marcos Fernando Machado de Medeiros
|
679-705
|
Pedro Adalberto Aguiar Castro, Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Lilian Wrzesinski Simon
|
706-727
|
Sively Luz Mercado Mamani, Jorge Luis Mercado Portal, Luz Dominga Mamani Cahuata, Israel Barrutia Barreto
|
728-753
|