Análise comparativa de modelos de aprendizagem automática para a previsão da permanência de estudantes de graduação presenciais na UFMT
Resumo
Este estudo visa comparar modelos de regressão logística, árvores de decisão e redes neurais na classificação da permanência dos estudantes nos cursos presenciais da UFMT. Foram analisados dados das matrículas de estudantes que iniciaram a graduação presencial nos anos de 2016, 2017 e 2018, nos cinco campi da universidade. Os resultados indicam desempenhos semelhantes entre os modelos, com a regressão logística apresentando maior acurácia e sensibilidade. Além disso, a regressão logística demonstrou maior flexibilidade na definição de um limiar para a classificação dos estudantes. Essas informações podem subsidiar políticas de ingresso e permanência na UFMT, visando a melhoria do ensino, permanência e conclusão dos estudantes.
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PDFReferências
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
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