Instrumento de avaliação de competências para o internato de Medicina da Família e Comunidade: desenvolvimento e validação

Leonardo Campos Teixeira, Isabela Castilho Pellis, Matheus Corrêa, Maria Rosa Machado Prado

Resumo


A educação médica passa por profundas mudanças e, atualmente, utiliza currículos baseados em competências, que preparam o estudante para situações concretas de aprendizagem. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar um instrumento para avaliar os estudantes durante o internato em Medicina da Família e Comunidade, possibilitando aos docentes avaliar a aquisição das competências ao longo do internato. A metodologia caracteriza-se por um estudo avaliativo metodológico centrado em especialistas para a validação de conteúdo. Após o processo de validação, obteve-se um instrumento confiável para realizar avaliações baseadas em competências, o que pode ser utilizado pelos preceptores durante o internato, contribuindo para a formação do futuro médico.


Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDRE, N. M. C.; COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 7, p. 3061-3068, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/5vBh8PmW5g4Nqxz3r999vrn/?lang=pt#. Acesso em: 10 maio 2023.

ALLEN, S. et al. The family medicine milestone project. J. Grad. Med. Educ., Chicago, v. 6, n. 1, supl. 1, p. 74-86, 2014. DOI: https://doi.org/10.4300/JGME-06-01s1-05. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/jgme/article/6/1s1/74/200969/The-Family-Medicine-Milestone-Project. Acesso em: 10 maio 2023.

BASTOS, F. A. G. D.; BOLLER, C.; PRADO, M. R. M. Avaliação de praticas laboratoriais na área da saúde: desenvolvimento e validação de instrumento. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 29, p. 338-360, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i29.1582. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1582. Acesso em: 7 maio 2023.

BEN, A. J.; LOPES, J. M. C.; DOUDT, C. V. G.; PINTO, M. E. B.; OLIVEIRA, M. M. C. Rumo à educação baseada em competências: construindo a matriz do internato em Medicina de Família e Comunidade. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Rio de Janeiro, v. 12, n. 39, p. 1-16, 2017. DOI: https://doi.org/10.5712/rbmfc12(39)1354. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1354. Acesso em: 7 maio 2023.

BORGES, M. C.; MIRANDA, C. H.; SANTANA, R. C.; BOLLELA, V. R. Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 324-331, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p324-331. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86685. Acesso em: 10 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014a. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 9 jul 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014b. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pnsp/legislacao/resolucoes/rces003_14.pdf/view. Acesso em: 5 maio 2023.

COPPI, M. A. Análise das validades de conteúdo e de construto de instrumentos de avaliação de biologia. ACTIO, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 1-19, 2021. DOI: 10.3895/actio.v6n2.13715. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13715. Acesso em: 10 maio 2023.

DREYFUS, S. E. The five-stage model of adult skill acquisition. Bulletin of science, technology & society, v. 24, n. 3, p. 177-181, 2004. DOI: https://doi.org/10.1177/0270467604264992. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0270467604264992. Acesso em: 10 maio 2023.

EPSTEIN, R. M. Assessment in medical education. New England Journal of Medicine, Boston, v. 356, n. 4, 2007. DOI: 10.1056/NEJMra054784. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17251535/. Acesso em: 10 maio 2023.

FEUERWERKER, L. Mudanças na educação médica e residência médica no Brasil. Interface: comunicação, saúde, educação, Botucatu, v. 2, p. 51-71, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32831998000200005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/ZfGcPt8PsdmfnrGpkzszk3C/#. Acesso em: 7 maio 2023.

GOMES, A. P.; DIAS-COELHO, U. C.; CAVALHEIRO, P. O.; GONÇALVEZ, C. A. N.; RÔÇAS, G.; SIQUEIRA-BATISTA, R. A educação médica entre mapas e âncoras: a aprendizagem significativa de David Ausubel, em busca da Arca Perdida. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, p. 105-111, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000100014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Jvp7BwgbddmBSVSkgJd9fGj. Acesso em: 10 maio 2023.

GRUPPEN, L. D.; MANGRULKAR, R. S.; KOLARS, J. C. The promise of competency-based education in the health professions for improving global health. Human Resources for Health, [S. l.], v. 10, p. 1-7, 2012. DOI: https://doi.org/10.1186/1478-4491-10-43. Disponível em: https://human-resources-health.biomedcentral.com/articles/10.1186/1478-4491-10-43. Acesso em: 10 maio 2023.

ISSLEIB, M.; KROMER, A.; PINNSCHMIDT, H. O.; SÜSS-HAVEMANN, C.; KUBITZ, J. C. Virtual reality as a teaching method for resuscitation training in undergraduate first year medical students: a randomized controlled trial. Scand J Trauma Resusc Emerg Med., [S. l.], v. 29, n. 1, p. 27-32, 2021. DOI: 10.1186/s13049-021-00836-y. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33526042/. Acesso em: 10 maio 2023.

LAWRENCE, K.; SCHULTZ, K. Family medicine expert. In: SHAW, E.; OANDASAN, I.; FOWLER, N. (ed.). CanMEDS – famile medicine 2017: a competency framework for family physicians across the continuum. Mississauga, ON: The College of Family Physicians of Canada, 2017. p. 4-6.

LUIZ, F. S.; LEITE, I. C. G.; MENDONÇA, E. T.; DUTRA, H. S.; COELHO, A. C. O.; SOUSA, A. M. G.; SANT’ANA, T. L.; SILVA, M. P. S.; TONY, A. C. C.; CARBOGIM, F. C. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem na educação superior em saúde: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [S. l.], v. 15, n. 6, p. 1-14, 2022. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e10370.2022. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/10370. Acesso em: 25 jun. 2024.

MEZA, S. K. L.; FARIÑA, L. O.; LIMA, D. F.; STRIEDER, D. M. A formação profissional em saúde e as práticas integrativas e complementares. Rev. Int. de Pesq. em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1684. Acesso em: 5 jul. 2024.

MOGHADAMI, M; AMINI, M.; MOGHADAMI, M.; DALAL, B.; CHARLINM B. Teaching clinical reasoning to undergraduate medical students by illness script method: a randomized controlled trial. BMC Med Educ., [S. l.], v. 21, p. 87-92, 2021. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-021-02522-0. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-021-02522-0. Acesso em: 25 jun. 2024.

NORCINI, J.; BURCH, V. Workplace-based assessment as an educational tool: AMEE Guide No. 31. Medical Teacher, Basingstoke, v. 29, n. 9, p. 855-871, 2007. DOI: 10.1080/01421590701775453. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/01421590701775453. Acesso em: 24 jun. 2024.

PAGLIOSA, F. L.; DA ROS, M. A. O relatório Flexner: para o bem e para o mal. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 32, n. 4, p. 492-499, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000400012. Disponível: https://www.scielo.br/j/rbem/a/QDYhmRx5LgVNSwKDKqRyBTy/#. Acesso em: 24 jun. 2024.

RUBIO, D. M.; BERG-WEGER, M.; TEBB, S. S.; LEE, S.; RAUCH, S. Objectifying content validity: conducting a content validity study in social work research. Soc. Work Res., Oxford, v. 27, n. 2, p. 94-104, 2003. DOI: https://doi.org/10.1093/swr/27.2.94. Disponível em: https://academic.oup.com/swr/article-abstract/27/2/94/1659075. Acesso em: 10 maio 2023.

SAMPAIO, A. A.; STOBAUS, C. D.; LIMA, D. F.; MAZZARDO, O.; PIOVANIM V. G. S.; BOTH, J. Validation of the teacher’s health questionnaire for the brazilian context. Journal Phys. Educ, Maringá, v. 32, 2021. DOI: http://dx.doi: 10.4025/jphyseduc.v32i1.3228. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/MmYYrcfdw7pjSV7MT9JNqkB/?format=pdf〈=en. Acesso em: 25 jun. 2024.

SHAW, E.; OANDASAN, I.; FOWLER, N. (ed.). CanMEDS – famile medicine 2017: a competency framework for family physicians across the continuum. Mississauga, ON: The College of Family Physicians of Canada, 2017.

SOEIRO, L.; AVELINE S. Avaliação educacional. Porto Alegre: Sulina, 1982.

TEN CATE, O. Competency-based postgraduate medical education: past, present and future. GMS journal for medical education, [S. l.], v. 34, n. 5, 2017. DOI: https://dx.doi.org/10.3205/zma001146. Disponível em: https://www.egms.de/static/en/journals/zma/2017-34/zma001146.shtml. Acesso em: 10 maio 2023.

TEN CATE, O. Entrustment as assessment: recognizing the ability, the right, and the duty to act. J. Grad. Med. Educ., Chicago, v. 8, n. 2, p. 261-262, 2016. DOI: http://dx doi:10.4300/JGME-D-16-00097.1. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4857524/. Acesso em: 10 maio 2023.

WORTHEN, B. R.; SANDERS, J. R.; FITZPATRICK, J. L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v16i52.4306



Direitos autorais 2024 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.