O atual número de julho-setembro de 2021 da revista eletrônica Meta: Avaliação reúne um novo conjunto variado e interessante de artigos que contemplam diferentes temas e objetos, estudados por intermédio de metodologias adequadas. A leitura dos artigos possibilitará uma maior compreensão dos temas e o conhecimento de metodologias e resultados bastante interessantes e úteis.
Gonçalves, Nunes e Souza trazem contribuições para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem, destacando o uso de tecnologias digitais, um tema bastante atual. Sob a forma de ensaio teórico, que enriquece o artigo, o texto também apresenta dois instrumentos digitais como ilustração do que é possível concorrer para o desenrolar de um processo avaliativo prazeroso e emancipatório.
O artigo de Coelho focaliza as rubricas e seu potencial para a avaliação da competência comunicativa em línguas. As contribuições da elaboração e utilização das rubricas em situação de ensino e avaliação se dirigem a docentes e discentes, ensejando identificar aprendizagens, fornecer feedback, desenvolver a reflexão crítica e maior autonomia, dentro de uma perspectiva crítica e emancipatória. O exemplo pode servir de inspiração a professores de outras disciplinas que desejem construir, com seus alunos, um processo crítico e participativo de ensino-avaliação.
O texto de Sánchez-Cardona, Rendón-Mesa e Villa-Ochoa, da Colômbia, trata de projetos de modelagem matemática que têm função formativa de avaliação, destinados a futuros professores da disciplina. O conhecimento dos participantes envolvidos, as atividades desenvolvidas e os dados de projetos desse tipo compõem o processo e a estratégia de avaliação.
Santos e Vilarinho apresentam, em seu artigo, a avaliação do Programa Dupla Escola, desenvolvido no Rio de Janeiro por meio de um convênio entre o Senac e a Secretaria de Estado de Educação. Com a preocupação de desenvolver o ensino médio integrado à formação profissional, o programa se preocupou com o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para a aprendizagem permanente e o exercício da cidadania. Os resultados positivos da avaliação deram suporte à efetivação do programa.
Pacanaro, Rabelo e Leme analisaram o conteúdo da validação feita por juízes da Escala de Auto Eficiência Socioemocional, dirigida a adultos. O coeficiente de validade aplicado mostrou índices altos de concordância entre juízes, concorrendo para a consolidação do rigor científico do instrumento.
A validade de projetos educacionais de moradias, via construção de uma escala específica, denominada HAVIDISC: Habitar Viviendas para Personas con Discapacidad Intelectual (Habitar moradias para pessoas com deficiência intelectual), foi abordada por Martínez-Rivera e Martínez-Cerdá, da Espanha. A análise fatorial exploratória consolidou o instrumento positivamente.
O foco na produção acadêmica em periódicos científicos brasileiros que se voltou para o monitoramento e avaliação das políticas públicas foi explorado por Souza e Loreto. Os resultados da análise ressaltam os estudos de caso, as áreas de educação e saúde, as avaliações de políticas sociais e a metodologia qualitativa.
Lima e Mendes discutem a implementação de políticas e programas públicos no país, criando dimensões analíticas extraídas do material pesquisado e que podem ser reutilizadas. A expectativa dos autores é de que os resultados sirvam de suporte a outros estudos similares.
A eficiência econômica de 38 Restaurantes Universitários Federais foi alvo da pesquisa de Carvalho, Viana e Rodrigues. Os restaurantes possibilitam a permanência dos estudantes nos respectivos campi, de modo a gerar eficiência econômica e minimizar a desigualdade socioeconômica. Dos pesquisados, onze restaurantes se destacaram como os mais eficientes.
O estudo de Pedro e Costa avalia a sustentabilidade ambiental em instituições de ensino superior, procurando descobrir os modelos de avaliação mais frequentes nessas instituições. O resultado aponta para o levantamento de indicadores de sustentabilidade ambiental, representando um passo adiante para novos estudos.
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Sumário
Estudos e Artigos
Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves, Klivia de Cássia Silva Nunes, Raquel Aparecida Souza
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491-514
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Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
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515-542
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Jonathan Sánchez-Cardona, Paula Andrea Rendón-Mesa, Jhony Alexander Villa-Ochoa
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543-570
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André Luis Rosário dos Santos, Lúcia Regina Goulart Vilarinho
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571-596
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Silvia Verônica Pacanaro, Ivan Santana Rabelo, Irene Sá Leme
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597-620
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Oscar Martínez-Rivera, Juan-Francisco Martínez-Cerdá
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621-648
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Gustavo Bruno Pereira de Souza, Maria das Dores Saraiva de Loreto
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649-673
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WANDILSON ALISSON SILVA LIMA, Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes
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674-699
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Camila Regina Carvalho, Francisca Diana Ferreira Viana, Lásara Fabrícia Rodrigues
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700-723
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Élida de Paula Pedro, Helder Gomes Costa
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724-746
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