A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica

Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves, Klivia de Cássia Silva Nunes, Raquel Aparecida Souza

Resumo


O objetivo do presente artigo é contribuir para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem e sua relação com o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica. Parte-se do pressuposto que uma proposta de avaliação que utiliza as ferramentas digitais como estratégia pedagógica, deve promover a interação entre conteúdo e forma e permitir ao aluno dar um salto qualitativo na aprendizagem. O texto apresenta-se em forma de um ensaio teórico, na interlocução com autores que discutem concepções e práticas de avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais e a inter-relação entre ambas. A partir de dois exemplos de instrumentos digitais, fórum e portfólio, nossos apontamentos se direcionam para a avaliação da aprendizagem mediada por tecnologias digitais numa concepção que ultrapassa a mera técnica e se propõe a contribuir para o desenvolvimento de um processo avaliativo prazeroso e emancipatório.


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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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