Avaliação da sustentabilidade ambiental no contexto de instituições de ensino superior: mapeamento de modelos

Élida de Paula Pedro, Helder Gomes Costa

Resumo


Vários modelos de avaliação de sustentabilidade em instituições de nível superior vêm sendo desenvolvidos. No entanto, estes registros estão dispersos e, em geral, apresentam uma análise isolada e específica, fato que conduz a uma interpretação mais limitada e a erros de avaliação. Esta pesquisa apresenta como objetivo compilar as informações encontradas na literatura a respeito deste tema, fornecendo ao leitor um referencial com uma visão global sobre este assunto. A fim de atender ao objetivo geral do estudo realizou-se uma revisão bibliográfica em artigos científicos selecionados nas bases de dados SCOPUS e ISI Web of Science. O resultado do estudo possibilitou identificar fatores de sustentabilidade encontrados com maior frequência em modelos de sustentabilidade de instituições de nível superior.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i40.3228



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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