Aplicabilidade e contribuições das rubricas na avaliação da competência comunicativa em línguas: reflexões à luz da perspectiva crítica e emancipatória

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho

Resumo


Este artigo apresenta uma discussão sobre a importância do uso das rubricas como potenciais ferramentas para a avaliação do desenvolvimento da competência comunicativa em línguas adicionais. Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa bibliográfica e exploratória, de abordagem qualitativa e uso do método da análise de conteúdo, a fim de investigar as principais contribuições dessas ferramentas, à luz da perspectiva teórica crítico-emancipatória.  Os resultados dessa discussão ressaltam a rubrica como um instrumento dinâmico que pode  auxiliar docentes e estudantes na identificação das aprendizagens e gerenciamento das informações, realização de feedback e autorregulação dos desempenhos alcançados, desenvolvimento da reflexão crítica e da autonomia em uma perspectiva democrática e emancipatória.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i40.3539



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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