Prezado Leitor
A Revista Meta: avaliação está iniciando seu décimo terceiro ano de existência. Algumas mudanças significativas ocorreram em 2020, como a oferta de quatro edições por ano, atualizações realizadas em seu escopo e diretrizes, e a ampliação da presença de autores estrangeiros. Diante de tais mudanças e do teor multidisciplinar da Revista, houve necessidade de se aumentar o quadro de avaliadores ad hoc, de modo a se manter a qualidade da avaliação dos artigos e o cronograma das publicações. A finalidade primordial deste processo de aperfeiçoamento tem sido colocar à disposição do leitor artigos que sirvam aos seus propósitos, como referência e ampliação de conhecimento. Com confiança no trabalho realizado, convidamos você, leitor, a fazer a leitura dos textos selecionados para integrarem o presente número.
Os artigos se apresentam do seguinte modo: seis abordam questões relacionadas com o ensino superior, dois tratam de temas específicos do ensino médio, e finalmente os dois últimos discutem respectivamente a avaliação de uma tecnologia no mercado editorial e a avaliação da Lei n. 10.639/2003 em uma escola estadual.
No artigo ‘As mudanças no ensino superior brasileiro e a profissão acadêmica. Uma análise Foucaultiana’, os autores analisam os efeitos e consequências das mudanças de gestão, decorrentes do New Public Management. Realizaram um estudo de caso e usaram uma perspectiva de análise baseada em Michel Foucault. Os resultados da pesquisa evidenciaram a cobrança por produtividade, a qual exerce poder sobre o fazer docente, levando à individualização.
O segundo texto, ‘Evaluation of student assistance programs of the University of Brasília (UnB)’, buscou avaliar os programas de assistência estudantil da UnB considerando sua importância, qualidade e conhecimento. Os autores aplicaram um questionário a 189 alunos beneficiados com um dos seguintes tipos de programa: bolsa alimentação, moradia estudantil, auxílio socioeconômico e emergencial, bolsa permanência, acesso a língua estrangeira e vale livro. Os resultados evidenciaram dificuldades na consecução de seus objetivos.
Em ‘Estilos de Aprendizagem dos Discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE’, os autores realizaram, em uma universidade pública, uma avaliação do perfil de discentes desse curso. Foi aplicado um questionário junto a 192 alunos tendo por base os estilos de aprendizagem de Kolb. Os alunos apresentaram estilo de aprendizagem divergente, seguido do estilo acomodador. Os resultados revelaram dados importantes sobre o perfil de aprendizagem dos discentes.
O quarto artigo, ‘Relación entre la Yupana y el aprendizaje de la multiplicación de números enteros’, teve como propósito determinar se o uso da Yupana (espécie de ábaco) melhorava a aprendizagem com números inteiros. Foram utilizados um grupo experimental e outro de controle, envolvendo 147 alunos das carreiras profissionais de Matemática e Física. Os resultados evidenciaram que o uso da Yupana melhora o nível de aprendizagem com números inteiros.
No quinto trabalho, ‘Estratégias de avaliação para o desenvolvimento de MOOC – Massive Open Online Course’, foram apresentadas estratégias de avaliação do MOOC que envolveram a descrição de conceitos para o entendimento da área. Os autores aplicaram a Avaliação Baseada em Perspectivas em um curso de extensão, desenvolvido com o MOOC na Universidade do Estado da Bahia. Ao final, os resultados apontaram como um dos principais problemas a evasão dos cursistas, destacando a necessidade de inserção da etapa de avaliação no desenvolvimento do MOOC.
O último artigo desta primeira parte, ‘Validación de la escala de sexting (ECS) en una muestra de estudiantes universitarios de Perú’, teve como objetivo validar uma Escala de Condutas sobre Sexting (envio de mensagens eróticas), aplicando-a em 404 estudantes universitarios. Os resultados apontam a ‘bondade’ da escala e comentam as diferenças entre os gêneros.
No sétimo artigo, ‘Descrição e análise do uso de orações gerundivas nos comandos dos itens do ENEM e sua relação com os aspectos avaliativos da prova: desafios na elaboração de itens avaliativos’, os autores analisaram um tipo de oração bastante usual em comandos de itens, a saber: as orações gerundivas (considerando X, faça Y). Usaram como campo de estudo as provas do ENEM de 2010 a 2019. Fizeram um levantamento dessas orações e verificaram que tais comandos estão adequados às normas do português padrão. Sobre os desvios encontrados, discutiram se a simples revisão gramatical resolveria o problema.
O oitavo artigo, ‘Conocimiento y Percepción de Profesores y alumnos para el Futuro Tecnológico en el Interior de Brasil’, discute as percepções de professores e alunos sobre o futuro tecnológico. O estudo buscou avaliar o conhecimento e a percepção desses atores em uma escola média localizada no interior do Brasil. Participaram 1357 sujeitos, respondendo a uma escala de Likert. Ficou evidenciado que existe pouca relação entre o conhecimento e a percepção de alunos e professores e que o uso das TIC se reduz a elementos materiais disponíveis, que passam a ser fundamentais no processo ensino-aprendizagem.
Na parte final dessa coletânea estão dois textos que abordam temas distintos. O nono deles discute a ‘Avaliação de tecnologia de impressão em uma empresa no mercado editorial brasileiro’. Os autores levantaram atributos descritos na revisão teórica e usaram como metodologia o estudo de caso, entrevistas e a abordagem qualitativa. Os resultados sugeriram que a impressão non impact por jato-de-tinta é a que melhor demonstra capacidade de adaptação a novos modelos de negócios, embora a impressão convencional (flexográfica) ainda seja relevante por seus custos mais baixos.
Finalmente, o décimo texto ‘Por uma educação antirracista: a avaliação da Lei Nº 10.639/2003 em uma escola estadual do Rio de Janeiro’ centrou-se nas práticas pedagógicas de 24 agentes educacionais. Utilizando a triangulação de métodos quantitativos e qualitativos como instrumentos avaliativos, os autores encontraram resultados que evidenciam uma avaliação parcialmente positiva, tendo como pontos críticos as atribuições de gestores e coordenadores. Foram feitas recomendações envolvendo: ajustes nos itens que apresentam vulnerabilidade e criação de grupo de estudo comprometido com o que estabelece a Lei n. 10.639/2003.
Sumário
Estudos e Artigos
Claudia Maria Huber
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1 - 26
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Alexandre Nascimento de Almeida, Pedro Vieira da Silva, Elaine Nolasco Ribeiro
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27 - 51
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Marcos Adelino Almeida Filho, Josiany Costa de Souza, Bruno Edson Chaves, Lydia Dayanne Maia Pantoja
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52 - 80
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Melecio Paragua Morales, Melissa Gabriela Paragua Macuri, Carlos Alberto Paragua Macuri
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81 - 100
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Josemeire Machado Dias
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101 - 120
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José Manuel Ríos Ariza, Antonio Matas Terrón, Gerardo Chunga Chinguel, Rocío del Pilar Rumiche Chávarry
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121 - 148
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Ana Paula Antunes Rocha, Bruno Assis Freire Lima
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149 - 175
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Claudia de Barros Camargo, Antonio Hernández Fernández
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176 - 195
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Gustavo Theodor Carvalho, Priscilla Cristina Cabral Ribeiro, Mirian Picinini Méxas, Saulo Barbará de Oliveira
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196 - 222
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Zilene Oliveira Nascimento, Elaine Rodrigues Perdigão
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223 - 247
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