O número 24 da Revista Meta: Avaliação ressalta, novamente, a caracteristica multidisciplinar da avaliacao. Os sete artigos que compoem esta edicao tratam de temas que vao da area da educacao, variando do ensino fundamental ao ensino superior, passando pela area da gestao e planejamento, indo para o campo de instrumentos de avaliacao, na educacao e na saúde.
O primeiro artigo, de autoria de Ferreira, analisa o plano decenal de educacao para o periodo 2014-2024, no qual se identifica a valorizacao das avaliacoes oficiais “como instrumentos de afericao da qualidade da educacao”. Assim, as estrategias do Plano Nacional de Educacao que contemplam a avaliacao sao analisadas, com enfase em programas e documentos legais que as amparam.
O artigo seguinte, de Lima, Fonseca Júnior e Oliveira, apresenta um estudo voltado para a determinacao da eficiencia do ensino fundamental e de seus condicionantes, nos municipios de Goias. Para isso, se vale da tecnica de analise envoltoria de dados e da analise de regressao beta inflacionada, obtendo interessantes resultados.
Focalizando o ensino superior, o artigo de Raasch e Silveira-Martins, e o de Sales Junior, Brasil, Carneiro e Corassa mostram, respectivamente, a preocupacao com a procrastinacao e o desempenho academico, e com os fatores associados ao fenômeno da evasao que se observa em ascendencia. Enquanto o primeiro pode gerar a reflexao sobre acoes academicas para os discentes que atendam às necessidades da sociedade, o segundo artigo revela que ha fatores antecedentes associados à evasao que precisam ser considerados. O modelo de integracao de estudantes, de Tinto, embasou a discussao desses resultados.
O quinto artigo, de Andriola e Araújo, aborda, com pertinencia, importantes indicadores de gestao propostos pelo Tribunal de Contas da Uniao. Sao indicadores que tem a funcao de ajudar os gestores na atividade de planejamento estrategico, que por sua vez resultam da atividade de avaliacao institucional.
O sexto artigo e uma colaboracao de Elisa Lisi, Docente da Universidade Nacional de Educacao à Distância, da Espanha. Ao tratar do portfolio como instrumento de avaliacao de competencias de estudantes Europeus, a autora amplia as possibilidades de utilizacao dessa ferramenta, introduzida no processo de tomada de decisao e fortalecendo dessa forma a autonomia dos estudantes.
Ainda na tematica de instrumentos de avaliacao, o setimo artigo, de Santos e Oliveira, na area da saúde, se dedica a relatar o processo de obtencao de equivalencia semântica de uma ferramenta de Analise de Riscos e Vulnerabilidade, usada em uma instituicao hospitalar. As etapas da metodologia utilizada sao descritas em detalhe, de modo que o leitor possa entende-la e adota-la em ocasiao similar.
Sumário
Estudos e Artigos
Livia Andrade Ferreira
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410 - 439
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Alex Felipe Rodrigues Lima, Sergio Borges Fonseca Júnior, Guilherme Resende Oliveira
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440 - 462
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Michele Raasch, Elvis Silveira-Martins
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463 - 487
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Jaime Souza Sales Junior, Gutemberg Hespanha Brasil, Teresa Cristina Janes Carneiro, Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa
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488 - 514
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Wagner Bandeira Andriola, Adriana Castro Araújo
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515 - 533
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Elisa Gavari Lisi
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534 - 547
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Elaine Hora Santos, Andreia Ferreira Oliveira
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548 - 568
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