A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024)

Livia Andrade Ferreira

Resumo


Foi aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) com vigencia ate 2024. Este plano decenal deve nortear as politicas educacionais durante o tempo em que estiver em vigor e por isso e um importante retrato das expectativas em relação à educação. Diante disso, observou-se que tanto no corpo da Lei 13.005/14, quanto em suas metas e estrategias, ha grande valorização das avaliações governamentais como instrumentos de afericao da qualidade da educação. No entanto, isso nao se restringe ao Plano, uma vez que, por meio do mapeamento das iniciativas dos entes federados em prol do atendimento às proposicoes presentes no PNE, identíficou-se um movimento continuo em torno do aprimoramento e ampliação dos sistemas avaliativos educacionais de nosso pais. Destarte, buscamos analisar as principais estrategias do PNE com foco na avaliação, destacando os programas e legislacoes que atendem as mesmas e ressaltando assim, a tendencia atual de hipervalorização dos processos avaliativos governamentais.


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v8i24.1138



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.