O número 22 da Revista Meta: Avaliação nos traz um pouco do mosaico produzido pela avaliacao na area da educacao que, por vezes utilizando metodologias de pesquisa, mostra a utilidade de resultados obtidos em estudos sobre temas bastante interessantes.
Preocupados com a tematica da eficiencia escolar de escolas públicas municipais do ensino fundamental do estado de Sao Paulo e seus impactos no desempenho dos alunos no Indice de Desenvolvimento da Educacao Basica (IDEB), Regalo, Salgado Junior, Novi e Falsarella Junior aplicam metodologia especifica destinada a identificar as melhores praticas que contribuiram para se obter um bom desempenho dos alunos.
Rangel, Mocarzel e Pimenta focalizam, em seu artigo, propostas de competencias e habilidades que permeiam a avaliacao desde o primeiro Exame Nacional do Ensino Medio e como se relacionam nas avaliacoes e no delineamento do perfil dos candidatos a cursos de ensino superior. O estudo se coloca como um ensaio teorico e representa contribuicao para os interessados nas associacoes entre competencias e habilidades e nas reflexoes decorrentes.
No âmbito institucional, Paixao e Almeida analisam a percepcao sobre o trabalho de docentes do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Bahia, em um estudo realizado pela Comissao Propria de Avaliacao. O foco do estudo foi o confronto entre dados sobre a utilizacao ideal e a utilizacao real de praticas pedagogicas docentes, do ponto de vista avaliativo dos alunos.
Ainda no nivel da educacao superior, a atencao de Mondini, Borges, Floriani, Domingues e Lavarda se voltou para a intencao de os alunos de cursos de graduacao a distância utilizarem o ambiente virtual de aprendizagem instalado em uma instituicao da regiao sul. Tanto a qualidade da informacao quanto a da qualidade do sistema tiveram papel decisivo na percepcao dos beneficios e da satisfacao dos usuarios.
Dois outros artigos, de cunho analitico, oferecem, aos leitores, revisao de temas sobre a avaliacao educacional e sobre politicas públicas assistenciais em universidades federais. O primeiro deles, de Borges, focaliza a producao sobre avaliacao educacional publicada nos dois números da Revista Educacao e Avaliacao, em 1980 e 1981. Consiste em fonte para estudos sobre o estado da arte da avaliacao em educacao ao identificar, nos 12 artigos analisados, o entendimento sobre avaliacao, as funcoes da avaliacao e as experiencias dos autores em avaliacao.
O segundo artigo, de Lima e Ferreira, se volta para as politicas públicas de assistencia estudantil praticadas em 60 Universidades Federais Brasileiras e faz um mapeamento dessas politicas promovidas pelo Programa Nacional de Assistencia Estudantil. O atingimento do objetivo do Programa concretiza sua avaliacao.
Alem dos artigos que normalmente compoem a revista, foi acrescentado um artigo ja publicado no periodico The Qualitative Report, com autorizacao do Editor Chefe. Este artigo e uma traducao de Vasconcelos, de um estudo teorico elaborado por Yazan, professor assistente no Departamento de Curriculo e Instrucao da Universidade de Alabama. Por sua importância ao abordar autores renomados como Yin, Merriam e Stake, na metodologia qualitativa de estudo de caso aplicada à educacao e tambem utilizada em avaliacao, o artigo pretende contribuir, de diversas formas, com pesquisadores e avaliadores interessados no tema.
A nova secao Vale a pena conhecer marca sua primeira presenca neste número da Meta:Avaliacao. Em separata, divulga os textos que foram base para as apresentacoes de diferentes professores por ocasiao do Seminario Os 50 Anos da Pos-Graduacao no Brasil. O seminario, comemorativo da aprovacao do Parecer no 977/1965 de autoria do insigne educador Newton Buarque Sucupira, deu origem a atual estrutura dos programas de Pos-Graduacao no Brasil. As falas sao testemunho das grandes contribuicoes do Professor Sucupira à educacao.
Sumário
Estudos e Artigos
Eduardo Hallak Regalo, Alexandre Pereira Salgado Junior, Juliana Chiaretti Novi, Eduardo Falsarella Junior
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1-28
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Mary Rangel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Maria de Fatima Barros Pimenta
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29-47
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Roberto Brazileiro Paixao, Bonifacio Chaves de Almeida
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48-68
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Vanessa Edy Dagnoni Mondini, Gustavo da Rosa Borges, Ricardo Floriani, Maria Jose Carvalho de Souza Domingues, Carlos Eduardo Facin Lavarda
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69-91
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Regilson Maciel Borges
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92-115
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Wandilson Alisson Silva Lima, Liliane Caraciolo Ferreira
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116-148
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Bedrettin Yazan, Traducao de Ivar Cesar Oliveira de Vasconcelos
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149-182
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Vale a Pena Conhecer
Ligia Elliot, Heitor Gurgulino, Arnaldo Niskier, Fatima C. F. Pinto, Terezinha Saraiva, Sonia Nogueira, Lucia Vilarinho, Joao Eduardo Oliveira, Maria Judith Sucupira C. Lins
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I-XLV
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