Seminario - Os 50 Anos da Pos-graduação no Brasil

Ligia Elliot, Heitor Gurgulino, Arnaldo Niskier, Fatima C. F. Pinto, Terezinha Saraiva, Sonia Nogueira, Lucia Vilarinho, Joao Eduardo Oliveira, Maria Judith Sucupira C. Lins

Resumo


Inauguramos esta nova secao da Revista Meta: Avaliação, com o registro dos textos base das apresentacoes feitas por ocasiao do Seminario Os 50 anos da Pos-Graduação no Brasil, realizado em 16 de dezembro de 2016, em comemoração à aprovação do Parecer no 977, de 1965, marco conceitual e regulatorio da Pos-Graduação brasileira.

O Seminario foi promovido pelo Professor Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Presidente da Fundação Cesgranrio e da Academia Brasileira de Educação. Ocorreu em 16 de dezembro de 2015, nas dependencias do Curso de Mestrado Profissional em Avaliação, no Rio de Janeiro. Contou, na Comissao Organizadora, com a participação das Professoras Maria Judith Sucupira da Costa Lins e Ligia Gomes Elliot, de Nilma Goncalves Cavalcante, Secretaria do Mestrado e egressa do Curso, Valmir Marques de Paiva, Mestrando do Curso, alem do apoio da Fundação Cesgranrio.

A importância historica do distinto Relator do Parecer no 977, Professor Newton Buarque Sucupira, seu proeminente papel na Educação do pais como pensador, politico e ainda articulador da Pos-Graduação, entre outros relevantes cargos desempenhados ao longo de sua vida, e tambem a sua estreita relação com a criação da Fundação Cesgranrio, vao ser destacados nas apresentacoes daqueles que tiveram o privilegio de serem seus colegas de trabalho, alunos, orientandos e seguidores.




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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v8i22.1029



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.