Mapeamento e Avaliação das Politicas Públicas de Assistencia Estudantil nas Universidades Federais Brasileiras

Wandilson Alisson Silva Lima, Liliane Caraciolo Ferreira

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo de mapear e avaliar as acoes (politicas) executadas nas Universidades Federais diante das premissas do Programa Nacional de Assistencia Estudantil – PNAES, que estao voltadas para permanencia do discente durante a graduação. A natureza da pesquisa e definida como descritiva-exploratoria por meio de uma pesquisa bibliografica e documental. Foram acessados os portais de todas as 60 (sessenta) Universidades Federais brasileiras, a fim de identificar e mapear as acoes e politicas públicas voltadas para assistencia estudantil. Assim, muitos estudantes ingressam em sua vida academica por meio de alguma ação afirmativa e ainda se encontram em situação de vulnerabilidade social. Conclui-se que as politicas públicas de assistencia estudantil, atraves das acoes do Programa, sao avaliadas como eficazes ja que atinge seu objetivo de expandir a permanencia dos jovens na educação superior diante do contexto no qual se inserem.

Palavras-chaves: Assistencia Estudantil. Permanencia. Politicas Públicas. PNAES. 

       


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v8i22.870



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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