A edicao número 17, volume 6 de 2014 da Revista Meta: Avaliação traz algumas mudancas no Corpo Editorial. A Dra. Fatima Cunha Ferreira Pinto deixa a Editoria da publicacao e assume posicao no Comite Editorial. Pela criacao da Meta: Avaliacao e manutencao desse periodico por mais de cinco anos, sua inestimavel atuacao so pode merecer agradecidos cumprimentos. Aprende-se muito com sua experiencia e competencia. A Editora que assume a revista, Professora Ligia Gomes Elliot, Ph D. em Educacao/Avaliacao, e Coordenadora do Programa de Pos-Graduacao/Mestrado Profissional em Avaliacao da Fundacao Cesgranrio. Para a posicao de Editora Associada, foi convidada a Professora Esther Hermes Lück, Doutora em Politicas Públicas e Formacao Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense e Vice Coordenadora do MBA Gestao Empreendedora. O número 17 volume 6 divulga cinco artigos sobre avaliacao, com focos variados. O primeiro artigo, A Lideranca das Escolas: avaliacao externa e percepcoes dos professores, de Jose Augusto Lourenco e Maria Beatriz Bettencourt, aborda tambem a percepcao docente, desta vez sobre os lideres de escolas portuguesas. Os resultados vao mostrar se, nas escolas estudadas, a lideranca foi capaz de conduzir um processo de auto avaliacao e de lancar bases para sua possivel melhoria. O segundo artigo, Autoavaliacao Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente, elaborado por Marcia Zampieri Grohmann, Zulmar Belmonte Nascimento e Daiane Lindner Radons, teve como objetivos verificar como os docentes percebem o processo de Autoavaliacao Institucional utilizado na Universidade e identificar a influencia do perfil do respondente nessa percepcao. A metodologia do estudo e suas sugestoes poderao ser referencia a estudos com o mesmo foco e preocupacao. O terceiro artigo, sobre Avaliacao e gestao da qualidade no ensino superior em Angola: tracos emergentes, de Maria da Conceicao Barbosa Mendes, teve por objetivo descrever os sentidos e tracos subjacentes à configuracao da avaliacao enquanto estrategia de gestao da qualidade. As descricoes se basearam nas percepcoes dos atores organizacionais e nas tendencias implicitas à legislacao existentes, o que confere ao estudo natureza fundamentalmente qualitativa. O quarto artigo, Avaliacao da autoeducacao: construcao e validacao de instrumento para o professor Montessoriano, de autoria de Maria de Fatima Morgado Cortez Batista, egressa do Mestrado Profissional em Avaliacao e de sua orientadora, relata o desenvolvimento de um instrumento de avaliacao capaz de aferir, concretamente, se os comportamentos dos escolares estao consistentes com os principios filosoficos indicados pelo Sistema Montessori de Educacao. O instrumento vem preencher uma lacuna na area da avaliacao e da educacao. Finalmente, o quinto artigo, Avaliacao das Aprendizagens: uma sintese de teses de doutoramento realizadas em Portugal (2001-2010), apresentado por Domingos Fernandes e Andreia Gaspar, identificou problemas e questoes, opcoes metodologicas e conclusoes de cada uma das teses para entao produzir sua sintese. Os temas mais discutidos no dominio da avaliacao das aprendizagens foram avaliacao formativa, avaliacao somativa, auto e heteroavaliacao e feedback. O estudo da prosseguimento a anteriores, o que vem a somar nesse mapeamento de temas e metodologias no campo da avaliacao da aprendizagem.
Sumário
Estudos e Artigos
Jose Augusto Lourenco, Maria Beatriz Gomes Bettencourt
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99-117
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Marcia Zampieri Grohmann, Zulmar Belmonte Nascimento, Daiane Lindner Radons
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118-144
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Maria da Conceicao Barbosa Mendes
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145-175
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Maria de Fatima Morgado Cortez Batista, Ligia Gomes Elliot
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176-198
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Avaliação Das Aprendizagens: Uma Sintese De Teses De Doutoramento Realizadas Em Portugal (2001-2010)
Domingos Fernandes, Andreia Gaspar
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199-221
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