A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores

Jose Augusto Lourenco, Maria Beatriz Gomes Bettencourt

Resumo


A pesquisa incide sobre a lideranca das escolas públicas portuguesas que, na avaliação externa (AE) das escolas, foi a area melhor classificada, obtendo “Muito Bom” em um terco das escolas. A pesquisa questionou estas classificacoes, confrontando-as com as percepcoes dos professores sobre as práticas dos seus lideres. Para tal, foi aplicado, a professores de 13 escolas, o questionario “Leadership Practices Inventory – Observer”, de Kouzes e Posner, baseado na teoria da lideranca transformacional. Verificou-se que, por um lado, as percepcoes dos professores corroboram a AE, no que respeita à existencia de diferenca, estatisticamente significativa, entre as práticas transformacionais das liderancas melhor e pior classificadas. Por outro lado, o estudo indicia que as atuais liderancas escolares, mesmo as melhores, tem caracteristicas pouco transformacionais e sao, assim, pouco capazes de exercer efetiva lideranca pedagogica. De fato, segundo a percepcao dos professores, práticas relativas a “inspirar uma visao conjunta” sao pouco expressivas nos lideres escolares, apesar de fulcrais para a eficácia da sua ação.

Palavras-chave


Lideranca escolar. Lideranca transformacional. “Leadership Practices Inventory”.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i17.220



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

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2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

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