Estimado leitor,
A edição da revista Meta: Avaliação de março/junho deste ano busca, mais uma vez, demonstrar e divulgar a abrangência do campo da avaliação no Brasil e no mundo. Assim, para compor este volume, dez artigos foram selecionados e revisados, variando em subárea, origem, idioma e metodologia. Vindos de diferentes locais da América do Sul, como o próprio Brasil, Chile, Equador, Peru e Uruguai, assim como também da Europa, Portugal, os autores desenvolveram manuscritos sobre educação, ensino, saúde e tecnologias digitais.
Sobral, de Oliveira, Kuo e Pinto trazem, em “Proposition of indicators for evaluation of Emergency Care Units”, o primeiro texto desta seleção, uma proposta de construção de indicadores como ferramenta avaliativa da eficiência e qualidade de serviço em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Por meio de métricas estatísticas, conclui-se que os pacientes aguardam um longo tempo por atendimento.
“Integrando la motivación al estudio de los determinantes del desempeño académico a nivel universitário”, escrito pelos uruguaios Curione e Fiori, aborda o desempenho acadêmico por uma perspectiva integrada, utilizando a motivação como um determinante para o mesmo. Foram entrevistados 1.942 estudantes de licenciatura em Psicologia da Universidade da República mediante uma pesquisa quantitativa. Um instrumento de avaliação motivacional permitiu demonstrar a associação dos melhores e piores desempenhos.
O terceiro estudo, intitulado “Teaching credentials and academic performance: a panel data study in a Latin American School of Economics”, investiga a relação entre as credenciais dos docentes e o desempenho dos estudantes de Economia da Universidade Católica Andrés Bello, na Venezuela. Medina, Torres e Rodriguez avaliam a qualidade do ensino e, consequentemente, o desempenho dos alunos, utilizando a análise de painel, método estatístico.
Em uma universidade pública do Chile, Rios e Reinoso analisam as “Concepciones y prácticas evaluativas en docentes universitarios de carreras científicas que implementan un currículum por competências”. Para tal, uma enquete, quatro grupos focais e duas entrevistas em profundidade foram aplicadas, tendo 87% do corpo docente e administrativo como participantes. O objetivo foi a avaliação da aprendizagem por meio da inovação curricular por competência aplicada pelos professores de ciências químicas, farmacêuticas e bioquímicas.
Arias, uma das autoras chilenas deste número, aposta na avaliação do coensino em “Evaluación de la co-enseñanza en educación diferencial: principales fortalezas, limitaciones y desafios”. Utilizando a revisão da literatura científica, o estudo busca identificar os pontos fortes, as limitações e os desafios desta prática. A falta de espaços físicos e temporais adequados para a implementação do coensino foi um dos resultados de carência mais relevantes, além da pouca compreensão da didática por parte dos docentes.
Em Setúbal, cidade portuguesa, Carreño e Estela escolhem o Agrupamento de Escolas da Boa Água (AEBA) como caso de análise em “Explorando las sendas del liderazgo distribuido: un caso de estudio de un agrupamiento de escuelas en Setubal, Portugal”. Para realizar uma avaliação referente a liderança distribuída, uma entrevista em profundidade foi feita com o software de análise de dados Atlas.ti, mostrando que resultados escolares de destaque são conquistados com o auxílio de estratégias de avaliação.
Também de Portugal, o artigo “Validity evidence based on internal structure of a pilot scientific literacy assessment instrument” tem como meta avaliar a alfabetização científica dos alunos da educação básica. Coppi, Fialho e Cid apresentam evidências de validade a partir de um instrumento piloto composto por subtestes e aplicado a 176 alunos de oito escolas portuguesas. A Teoria da Resposta ao Item foi o método de avaliação utilizado, revelando que os subtestes possibilitam o uso dos resultados para tomada de decisões.
O oitavo texto desta coletânea apresenta uma revisão sistemática realizada por da Cruz e Bierhalz em “Políticas estudantis na análise do fenômeno evasão: uma revisão sistemática”. Com o objetivo de averiguar o impacto das políticas de permanência na evasão no ensino superior, o portal SciELO Brasil foi escolhido para análise dos artigos disponíveis. As autoras constataram que a evasão não é limitada a uma área de conhecimento ou região específica, e que pode estar ligada à questão econômica dos discentes.
Griebler, Inda, Caurio e Roehrs abordam o uso das tecnologias digitais na educação em “Experienciando o WhatsApp como ferramenta de avaliação colaborativa”. Um experimento com alunos do estado do Rio Grande do Sul foi conduzido, tendo como objetivo o uso do aplicativo WhatsApp como facilitador na resolução de questões acadêmicas. Dividido em duas partes, a primeira, relacionada à aplicação de prova tradicional, revelou um certo desconhecimento de condução, enquanto a segunda, voltada para atividades remotas, identificou familiaridade por parte dos alunos.
No último artigo deste volume, “Comunidades profesionales de aprendizaje en línea: autoeficacia y logros de los docentes universitarios peruanos en entornos virtuales”, Kung, Panduro e del Castillo examinam a relação entre a autoeficácia e o êxito da aprendizagem em busca de avaliar a qualidade da aprendizagem on-line de professores universitários peruanos. Uma relação significativa foi encontrada por meio de uma investigação quantitativa, e os resultados demonstraram que os professoras que participaram de um programa voltado para educação digital profissional têm maior noção de eficácia.
Esperamos que esta seja uma leitura estimulante e instrucional e que, em breve, nos encontremos outra vez.
Atenciosamente,
A equipe editorial da revista Meta: Avaliação.
Sumário
Estudos e Artigos
Ana Paula Barbosa Sobral, Aline Rangel de Oliveira, Chang Chih Kuo, Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto
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211-226
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Karina Bulla Curione, Nicolás Rojido Fiori
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227-253
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Patricia Hernandez Medina, Gabriel Ramirez Torres, Diego Pinilla Rodriguez
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254-279
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Daniel Rios, Jocelyn Reinoso
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280-306
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Katerin Arias
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307-332
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Ingrid del Valle García Carreño, Elsa Maria Bacala Estela
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333-363
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Marcelo Coppi, Isabel Fialho, Marília Cid
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364-385
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Luciane dos Santos da Cruz, Crisna Daniela Krause Bierhalz
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386-410
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Gustavo Griebler, Luísa Sabedra Inda, Aline Castro Caurio, Rafael Roehrs
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411-435
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Carlos Antonio Li Loo Kung, Susy Karina Davila Panduro, Luis Ronald Rucoba del Castillo
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436-462
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Vale a Pena Conhecer
Elaine Maria de Andrade Senra, Ligia Gomes Elliot, Laisa Raquel Bezerra da Silva, Tiago Magalhães Bastos
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463-480
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