Explorando las sendas del liderazgo distribuido: un caso de estudio de un agrupamiento de escuelas en Setubal, Portugal
Resumo
Texto completo:
PDF (Español (España))Referências
AFONSO, N. A. A direção das escolas públicas em Portugal: dinâmicas do contexto e lógicas de ação dos gestores escolares. In: BARZANÒ, G. (org.). Culturas de liderança e lógicas de responsabilidade: as experiências de Inglaterra, Itália e Portugal. Gaia: Fundação Manuel Leão, 2009. p. 15-24.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA. Projeto educativo: anos letivos 2020/2024. Quinta do Conde: AEBA, [2020]. Disponible en: https://aeboaagua.org/ebiba/wp-content/uploads/2020/11/AEBA_PE_2020.pdf. Acceso en: 12 jun. 2023.
ALMEIDA, A. J. Autonomia e gestão das escolas públicas: o decreto-lei nº. 75/2008, de 22 de abril. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 55, n. 3, p. 1-9, 2011. DOI: https://doi.org/10.35362/rie5531594. Disponible en: https://rieoei.org/RIE/article/view/1594. Acceso en: 15 mayo 2023.
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Ethical principles of psychologists and code of conduct. Apa.org, [S. l.], 2017. Disponible en: http://www.apa.org/ethics/code/index.aspx. Acceso en: 15 mayo 2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2015.
BARROSO, J. (org.). A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa, 2006.
BARROSO, J. Relatório global da primeira fase do programa de avaliação externa. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2001.
BELFIELD, C.; LEVIN, H. M. Education privatization: causes, consequences and planning implications. Paris: UNESCO, 2002.
BOLDEN, R. Distributed leadership in organizations: a review of theory and research. International Journal of Management Reviews, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 251-269, 2011. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-2370.2011.00306.x. Disponible en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1468-2370.2011.00306.x. Acceso en: 12 jun. 2023.
CARREÑO, I.; VALLE, I. La escuela pública madrileña desde la visión del liderazgo distribuido: un estudio descriptivo. International Journal of New Education, Málaga, n. 10, p. 39-65, 2022.
CHANG, I. A study of the relationships between distributed leadership, teacher academic optimism and student achievement in Taiwanese elementary schools. School Leadership & Management, Oxfordshire, v. 31, n. 5, p. 491-515, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/13632434.2011.614945. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13632434.2011.614945. Acceso en: 20 oct. 2023.
COSME, A.; TRINDADE, R. Projeto de autonomia e flexibilidade curricular: que desafios curriculares e pedagógicos? Revista de estudos curriculares, Braga, v. 10, n. 2, p. 22-38, 2019.
COSTA, J. A.; FIGUEIREDO, S.; CASTANHEIRA, P. Liderança educacional em Portugal: meta-análise sobre produção científica. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Palma de Cima, n. 13, p. 83-105, 2019. DOI: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2013.3390. Disponible en: https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3390. Acceso en: 12 mayo 2023.
DAY, C. Principals who sustain success: making a difference in schools in challenging circumstances. International Journal of Leadership in Education, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 273-290, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/13603120500330485. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13603120500330485. Acceso en: 15 ene. 2023.
DIOGO, F. O currículo escolar face à diversidade. In: Paraskeva, J. M. (org.). Currículo e multiculturalismo. Mangualde: Edições Pedago, 2006. p. 205-213.
ELMORE, R. F. Building a new structure for school leadership. Washington: Albert Shanker Institute, 2000.
ESTRELA, E.; RICARDO, M. M. C. Inovação e mudança na formação de professores: reflexões sobre o processo de autonomia e flexibilização curricular em duas escolas da região de Lisboa. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 50, n. 50, p. 143-160, 2020.
FERNANDES, A. S. Descentralização, desconcentração e autonomia dos sistemas educativos: uma panorâmica europeia. In: FORMOSINHO, J.; FERNANDES, A. S.; MACHADO, J.; FERREIRA, F. I. Administração da educação: lógicas burocráticas e lógicas de mediação. Porto: Edições ASA, 2005. p. 53-89.
FORMOSINHO, J.; FERNANDES, A. S.; MACHADO, J.; FERREIRA, F. I. Administração da educação: lógicas burocráticas e lógicas de mediação. Porto: Edições ASA, 2005.
GARCÍA CARREÑO, I. V. El liderazgo distribuido del Agrupamento de Escolas de Boa Água, Lisboa, Portugal: un caso de estudio. 2023. 126 p. Trabajo Final (Posdoctorado en Ciencias Sociales) - Universidad Lusófona, Lisboa, 2023.
GARCÍA CARREÑO, I. V. El liderazgo distribuido y la percepción de los equipos directivos de las escuelas públicas de educación primaria madrileñas. 2019. 890 p. Tesis (Doctorado en Ciencias Sociales) - Universidad Pablo de Olavide, Sevilla, 2019.
GARCÍA CARREÑO, I. V. Liderança distribuída em organizações educacionais de Madrid: estudo de caso. Revista Iberoamericana, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 189-209, 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.13423. Disponible en: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13423. Acceso en: 10 feb. 2023.
GIBBS, G. El análisis de datos cualitativos en investigación cualitativa. Madrid: Morata, 2012.
GRONN, P. Distributed leadership as a unit of analysis. The Leadership Quarterly, [S. l.], v. 13, n. 4, 2002. DOI: https://doi.org/10.1016/S1048-9843(02)00120-0. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1048984302001200?via%3Dihub. Acceso en: 10 ene. 2023.
GUBER, R. La etnografía: método, campo y reflexividad. Buenos Aires: Siglo Veintiuno editores, 2019.
HALLINGER, P.; HECK, R. Distributed leadership in schools: does system policy make a difference? In: HARIS, A. (ed.). Distributed leadership: studies in educational leadership. v. 7. Dordrecht: Spronger, 2009. p. 101-117.
HARRIS, A. Distributed leadership: according to the evidence. Journal of Educational Administration, Brisbane, v. 46, n. 2, p. 172-188, 2008. DOI: https://doi.org/10.1108/09578230810863253. Disponible en: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/09578230810863253/full/html. Acceso en: 14 feb. 2023.
HUGHES, W.; PICKERAL, T. School climate and shared leadership. In: DARRY, T.; PICKERAL, T. School climate practices for implementation and sustainability. Nova York: National School Climate Center, 2013. p. 26-29.
HURTADO DE BARRERA, J. El proyecto de investigación: comprensión holística de la metodología y la investigación. Caracas: Ediciones Quirón, 2010.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. Estatísticas demográficas 2012. Lisboa: INE, 2013. Disponible en: https://www.ine.pt/xurl/pub/151772777. Acceso en: 15 feb. 2023.
LEITE, C. Políticas de currículo em Portugal e (im)posibilidades da escola se assumir como uma instituição curricularmente inteligente. Currículo sem Fronteiras, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 67-81, 2006.
LEITHWOOD, K.; DAY, C.; SAMMONS, P.; HARRIS, A.; HOPKINS, D. Successful school leadership: what it is and how it influences pupil learning. (Research Report RR800). London: Department for Education and Skills, 2006.
LUMBY, J. Distributed leadership and bureaucracy. Educational Management Administration & Leadership, Londres, v. 47, n. 1, p. 5-19, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1741143217711190. Disponible en: https://journals.sagepub.com/home/EMA. Acceso en: 15 feb. 2023.
MACBETH, J. Leadership for learning: concepts, principles and practice. In: LEADERSHIP for learning. Cambridge: University of Cambridge, 2012.
MAPA Michelin Quinta do Conde. Via Michelin, [2023]. Disponible en: https://www.viamichelin.pt/web/Mapas-plantas/Mapa_planta-Quinta_do_Conde-_-Setubal-Portuga. Acceso en: 12 jun. 2023.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Learning for tomorrow's world: first results from PISA 2003. Paris: OECD, 2004.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. PISA 2006: science competencies for tomorrow's world. v. 1 Paris: OECD, 2007.
PACHECO, J. A. Reconceptulização curricular: caminhos de uma teoria curricular crítica. Perspectiva, Florianópolis, v. 18, n. 33, p. 11-33, 2000. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x. Disponible en: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9381. Acceso en: 12 mar. 2023.
PACHECO, J. A.; SOUSA, J. Políticas curriculares no período pós-LBSE (1986-2017): ciclos de mudança na educação pré-escoar e nos ensinos básico e secundário. In: PACHECO, J. A.; ROLDÃO, M. C.; ESTRELA, M. T. (org.). Estudos de currículo. Porto: Porto Editora, 2018. p. 129-175.
PENALVA-VERDÚ, C.; ALAMINOS, A.; FRANCÉS, F.; SANTACREU, O. La investigación cualitativa: técnicas de investigación y análisis con Atlas.ti. Cuenca, Ecuador: Pydlos ediciones, 2015.
PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Decreto-Lei nº 137/2012, de 2 de julho de 2012. Altera (segunda alteração) o Decreto-Lei 75/2008, de 22 de abril, que aprova o regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, e procede à sua republicação. Diário da República: nº 126, Série I, p. 3340-3364, Lisboa, 02 jul. 2012.
PORTUGAL. Ministério da Educação. Decreto-lei 769-A/76, de 23 de outubro de 1976. Estabelece a regulamentação da gestão das escolas. Diário da República: n.º 249, 1º Suplemento, Série I. Lisboa, 23 out. 1976.
PORTUGAL. Ministério da Educação. Decreto-Lei n.º 172/91, de 10 de maio, de 1991. Aprova o regime jurídico de direcção, administração e gestão escolar. Diário da República: Série I-A, Lisboa, 10 maio 1991.
PORTUGAL. Ministério da Educação. Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de agosto de 1989. Aprova os planos curriculares dos ensinos básico e secundário. Diário da República: Série I, Lisboa, 29 ago. 1989.
PORTUGAL. Ministério da Educação. Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril de 2008. Aprova o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Diário da República: Série I, Lisboa, 22 abr. 2008.
PORTUGAL. Presidência do Conselho de Ministros. Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, de 2018. Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os principios orientadores da Avaliação das aprendizagens. Diário da República: Série I, Lisboa, 6 jul. 2018.
ROBINSON, V. Student-centered leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 2011.
RODRÍGUEZ MIRANDA, F.; POZUELOS ESTRADA, F.; GARCÍA PRIETO, F. La autonomía de las escuelas en Portugal: el caso del agrupamiento de escuelas de Algoz–Silves. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, Tempe, v. 21, n. 63, 2013. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v21n63.2013. Disponible en: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/1296. Acceso en: 25 abr. 2023.
ROLDÃO, M. C. Currículo e debate curricular atual: eixos e contributos para uma análise incompleta. In: FLORES, M. A. (org.). Práticas e discursos sobre o currículo e a avaliação. Santo Tirso: De Facto Editores, 2017. p. 23-54.
ROLDÃO, M. C.; ALMEIDA, S. Gestão curricular: para a autonomia das escolas e professores. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação, 2018.
SAMMONS, P.; GU, Q.; DAY, C.; KO, J. Exploring the impact of school leadership on pupil outcomes: Results from a study of academically improved and effective schools in England. International journal of educational management, Bradford, v. 25, n. 1, p. 83-101, 2011. DOI: https://doi.org/10.1108/09513541111100134. Disponible en: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/09513541111100134/full/html. Acceso en: 22 feb. 2023.
SANCHES, M. F. C. Natureza das motivações para governar a escola: comparação entre professores e conselhos directivos. Aprender, Porto Alegre, n. 11, p. 19-28, 1990.
SILVA, G. R.; SÁ, V. I. O diretor escolar em Portugal: formação e perfil profissional. Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 62-81, 2017. DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.33555. Disponible en: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i1.33555. Acceso en: 15 feb. 2023.
SPILLANE, J. P. Distributed leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 2006.
SPILLANE, J. P.; DIAMOND, J. B. (ed.). Distributed leadership in practice. Nova York: Teachers College Press, 2007.
STAKE, R. E. Multiple case study analysis. Londres: Guilford Press, 2006.
STOREY, J. (ed.). Leadership in organizations: current issues and key trends. [S. l.]: Psychology Press, 2004.
TEODORO, A.; ESTRELA, E. Curriculum policy in Portugal (1995-2007): global agendas and regional. Journal of Curriculum Studies, Basingstoke, v. 42, n. 5, p. 621-647, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/00220271003735728. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00220271003735728. Acceso en: 10 ene. 2023.
TIMPERLEY, H. S. Distributed leadership: developing theory from practice. Journal of Curriculum Studies, Basingstoke, v. 37, n. 4, p. 395-420, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/00220270500038545. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00220270500038545. Acceso en: 20 abr. 2023.
VIÑAO, A. La dirección escolar: un análisis genealógico-cultural. Educação, Porto Alegre, v. 27, n. 53, p. 367-415, 2004.
WOODS, P. A.; BENNETT, N.; HARVEY, J. A.; WISE, C. Variabilities and dualities in distributed leadership: findings from a systematic literature review. Educational Management Administration & Leadership, Londres, v. 32, n. 4, p. 439-457, 2004. DOI: https://doi.org/10.1177/1741143204046497. Disponible en: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1741143204046497. Acceso en: 17 abr. 2023.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v16i51.4303
Direitos autorais 2024 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.