Políticas estudantis na análise do fenômeno evasão: uma revisão sistemática

Luciane dos Santos da Cruz, Crisna Daniela Krause Bierhalz

Resumo


Este trabalho constitui um recorte de uma dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa. Tem por objetivo verificar o impacto das políticas de permanência na evasão no ensino superior, através da análise de artigos disponíveis no portal SciELO Brasil. Como metodologia, nos valemos da revisão sistemática. Entre os principais resultados, foi possível constatar que a evasão não é restrita a uma região ou área do conhecimento, e que mitigar a sua ocorrência perpassa pela necessidade de democratização das Instituições de Ensino Superior e de maior apoio aos estudantes. Também pôde ser observado que, aparentemente, a evasão no Brasil está diretamente ligada à questão econômica e, via de consequência, à necessidade de mais e maiores investimentos em políticas de auxílio estudantil que garantam aos estudantes a permanência e conclusão dos cursos.


Texto completo:

PDF

Referências


AMBIEL, R. A. M.; CORTEZ, P. A.; SALVADOR, A. P. Predição da potencial evasão acadêmica entre estudantes trabalhadores e não trabalhadores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 37, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e37305. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/28108/34198. Acesso em: 15 jun. 2022.

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BAGGI, C. A. S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 355-374, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/RRGrQckrsd9CRGgKy4zkHXq/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 15 jun. 2022.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 jul. 2010. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 15 jun. 2022.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 ago. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 15 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 39, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil — PNAES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.

CARDOSO, C. B. Efeitos da política de cotas na Universidade de Brasília: uma análise do rendimento e da evasão. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

CESPEDES, J. G.; MINHOTO, M. A. P.; OLIVEIRA, S. C. P.; ROSA, A. S. Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo. Ensaio: aval. Pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 29, n. 113, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002902418. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/Jbgmjrb7dTJKdFKGHvVPWNC/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 20 maio 2022.

COLVERO, R. B.; JOVINO, D. P. Evasão acadêmica nas IES do Brasil: uma análise do ano de 2010. Revista Argentina de Educação Superior, [S. l.], v. 6, n. 8, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4753797.pdf. Acesso em: 25 maio 2022.

GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 jun. 2022.

GARCIA, L. M. L. S.; LARA, D. F.; ANTUNES, F. Investigação e análise da evasão e seus fatores motivacionais no ensino superior: um estudo de caso na universidade do estado de Mato Grosso. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 26, n. 1, p. 112-136, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/thxzBNWwkN5bHpSH7cFcmFg/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 3 jul. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HERBETTA, A. F. Políticas de inclusão e relações com a diferença: considerações sobre potencialidades, transformações e limites nas práticas de acesso e permanência da UFG. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 24, n. 50, p. 305-333, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832018000100011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/qTpNY8bpMDPWpSLgdt4cjwM/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 3 jul. 2022.

LAMERS, J. M. S.; SANTOS, B. S.; TOASSI, R. F. C. Retenção e evasão no ensino superior público: estudo de caso em um curso noturno de odontologia. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698154730. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/VKcKSJQxVhsPKgpNV8YMhzx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 4 jun. 2022.

MOURA, F. A.; MANDARINO, P. H. P.; SILVA, S. C. P. Evasão escolar no ensino superior: análise quantitativa no curso de licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará campus Bragança. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 42, p. 17-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0044. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/bhtcTySVy75pK8ntpkPzmKK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 maio 2022.

PENA, M. A. C.; MATOS, D. A. S.; COUTRIM, R. M. E. Percurso de estudantes cotistas: ingresso, permanência e oportunidades no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 25, n. 1, p. 27-51, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/4TXZQd4JLzHvcBLpDvbhBks/abstract/?lang=pt Acesso em: 4 jul. 2022.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SACCARO, A; FRANÇA, M. T. A.; JACINTO, P.A. Retenção e evasão no ensino superior brasileiro: uma análise dos efeitos da bolsa permanência do PNAES. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 44., 2016, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: ANPEC, 2016. Disponível em: https://www.anpec.org.br/encontro/2016/submissao/files_I/i12-707be73e05304f27eb9f18ae5d235c9d.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/. Acesso em: 13 jun. 2022.

SAVIANI, D. A expansão do ensino superior no Brasil: mudanças e continuidades. Revista Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 8, n. 2, p. 4-17, 2010. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14035. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/14035. Acesso em: 24 jun. 2023.

VELOSO, T. C. M. A. A evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Universitário de Cuiabá 1985/2 a 1995/2: um processo de exclusão. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v16i51.4339



Direitos autorais 2024 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.