Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981)

Regilson Maciel Borges

Resumo


O artigo analisa a produção sobre avaliação educacional publicada na Revista Educação e Avaliação, periodico que circulou em dois números nos anos 1980 e 1981. Foram selecionados 12 artigos de um total de 22 publicados na revista. Enquanto metodologia de pesquisa foi adotada a analise de conteúdo. O texto esta organizado em quatro secoes. Na primeira e apresentada uma breve caracterização da revista. Na segunda detalham-se os procedimentos metodologicos da pesquisa. Na terceira sao apresentados os resultados da analise. Na quarta tecemos nossas consideracoes finais. Os resultados mostram que sao tres as grandes questoes discutidas: a primeira diz respeito ao entendimento acerca do que seja a avaliação; a segunda discute algumas funcoes da avaliação pretendidas pelo avaliador; e a terceira retrata algumas experiencias de avaliação. Neste cenario de elaboração teorica, destaca-se a contribuicao de um grupo de pesquisadoras vinculadas aos Programas de Pos-Graduação em Educação da PUC-SP.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v8i22.853



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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