Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva

Roberto Brazileiro Paixao, Bonifacio Chaves de Almeida

Resumo


Com o objetivo de analisar a percepcao de utilização ideal e a percepcao de utilização efetiva dos professores do IFBA acerca da avaliação do docente pelos discentes como fonte informaciónal utilizavel na melhoria de suas práticas pedagogicas foi realizada uma pesquisa com 240 professores das carreiras de magisterio de ensino superior e de ensino basico, tecnico e tecnologico do Ifba, metodologicamente caracterizada como descritiva de levantamento (survey) de cunho quantitativo. Supoe-se, primeiramente, nao existir diferencas significativas entre a percepcao de utilização ideal e a percepcao de utilização efetiva no que tange à avaliação do docente feita pelo aluno como melhoria das práticas pedagogicas. Os resultados, obtidos por meio do teste dos postos com sinais de Wilcoxon, apontam para uma diferenca significativa entre a percepcao de utilização ideal de empregabilidade da avaliação do docente realizada pelos alunos e a percepcao de utilização efetiva dessa avaliação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v8i22.794



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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