A eficiência dos critérios para progressão funcional dentro de um plano de cargos e salários

André Araújo, Ana Carolinne Cunha, Silas Miranda

Resumo


O presente trabalho tem como questão problematizadora investigar se há eficiência nos critérios utilizados na progressão do Plano de Cargos, Carreiras e salários na instituição pesquisada e teve como objetivo investigar os critérios e métodos de progressão, verificar se os meios utilizados para a progressão de carreira são eficazes e analisar fatores que podem influenciar o PCCS de uma instituição pública. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva e a coleta de dados foi realizada através da pesquisa de campo e a pesquisa bibliográfica. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista e um questionário. A interpretação dos dados foi qualitativa. A conclusão mostra a necessidade de aprimoramento nos critérios utilizados na progressão dos servidores, uma vez que estes critérios são de extrema importância para o desenvolvimento do servidor no âmbito profissional e salarial dentro da instituição.


Palavras-chave


Plano de Cargos, Carreiras e Salários; Progressão de carreiras; Gestão de Pessoas

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Nestor de. Plano de carreira, para que serve? São Paulo, 20 abr. 2010 Disponível em: . Acesso em 11 de Jun. de 2019

CARVALHO, Iêda maria Vecchioni. Et al. Cargos, carreiras e remuneração. 2ª edição, Rio de Janeiro, Editora FGV, 2011.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração, Benefícios e Relações de Trabalho. - 6.ed. rev. e atual. - Barueri, SP: Manole, 2009.

____________________. Administração geral e pública: provas e concursos. - 4.ed.- Barueri, SP: Manoele, 2016.

DUTRA, Joel Souza. Administração de Carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo, Editora Atlas SA, 1996.

FLICK, U. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos - PRH. São Paulo, Editora Atlas S/A, Atlas, 2010.

GIL, ANTONIO CARLOS. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

PASCHOAL, Luiz. Administração de Cargos e Salários: manual prático e novas metodologias - 3. ed. - Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2012.

PONTES, B, R. Administração de Cargos e Salários. 9. Ed. São Paulo: Lrt, 2002.

QUEIROZ, Dayane Cristina de. Estratégias de Remuneração e Planos de Carreiras, Ferramentas para Desenvolvimento do Colaborador e Crescimento da Organização. Disponível em: . Acesso em 12 de junho de 2019.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 RH Visão Sustentável