(Re)avaliando o Programa de Pos-graduação em Neurologia da UNIRIO: os estudantes ampliam sua avaliação

Tânia Maria Rodrigues de Franca

Resumo


O estudo visa fazer uma comparação da primeira (2008) e da segunda avaliação (2009) realizada no Programa de Pos-Graduação em Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) a partir da otica discente. Ressaltamos que a segunda avaliação em questao foi realizada com o objetivo de tambem compor o Relatorio Anual a ser enviado à Coordenação de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes). Foi desenvolvida uma avaliação quantiqualitativa concebida pelo principio formativo e centrada nos participantes, como proposto por Scriven e Stake (apud WORTHEN; SANDERS; FITZPATRICK, 2004), respectivamente. Foi possivel identificar os pontos fortes e as fragilidades do Programa para melhoria de sua qualidade. Os criterios de avaliação praticados pela Capes, no trienio 2004-2007, para a Grande Area das Ciencias da Saúde, no que diz respeito ao Programa, às suas linhas de pesquisa, disciplinas e organização foram a base para dimensionar as 14 categorias avaliadas. Nas duas avaliações a satisfação dos discentes centrou-se na qualidade do corpo docente, nas disciplinas oferecidas e nos servicos prestados pela secretaria. A insatisfação, nas disciplinas e na infraestrutura das salas de aula e de estudo. A ausencia das categorias Comunicação e Criterios da avaliação, considerados como ponto forte e fragilidade, na primeira avaliação, respectivamente, podem indicar que estas questoes nao e mais preocupação dos discentes, apesar de que parte dos participantes da segunda avaliação nao foi respondente da primeira, como tambem o momento foi diferente.

Palavras-chave


Avaliação; Avaliação interna; Autoavaliação; Unirio

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v4i10.80



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

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  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.