Como se ensina na graduação? Mapeamento de práticas pedagógicas em uma universidade portuguesa
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, L. S.; CASTRO, R. V. de (org.). Ser estudante no ensino superior: o caso dos estudantes do 1º ano. Braga: Centro de Investigação em Educação, 2016. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/42103/1/EBOOK-Ser-Estudante-Ensino-Superior-2016.pdf. Acesso em: 19 ago. 2024.
AZEVEDO, J. Há uma brecha no dique: “Horizonte 2020”: descrição do projeto de inovação educacional dos colégios jesuítas da Catalunha. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2016.
BAJADA, C.; KANDLBINDER, P.; TRAYLER, R. A general framework for cultivating innovations in higher education curriculum. Higher Education Research & Development, [S. l.], v. 38, n. 3, p. 465-478, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/07294360.2019.1572715. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07294360.2019.1572715. Acesso em: 19 ago. 2024.
BOND, M.; BEDENLIER, S.; MARÍN, V. I.; HÄNDEL, M. Emergency remote teaching in higher education: mapping the first global online semester. International journal of educational technology in higher education, [S. l.], v. 18, 2021. DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-021-00282-x. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-021-00282-x. Acesso em: 19 ago. 2024.
CABRAL, C.A. Mapeamento das práticas pedagógicas ao nível das licenciaturas na Universidade Católica Portuguesa. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2023. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/43290/1/203348656.pdf. Acesso em: 28 jul. 2025.
CARVALHO, A.; TEIXEIRA, S. J.; OLIM, L.; CAMPANELLA, S.; COSTA, T. Pedagogical innovation in higher education and active learning methodologie: a case study. Education and Training, Londres, v. 63, n. 2, p. 195–213, 2021. DOI: https://doi.org/10.1108/ET-05-2020-0141. Disponível em: https://www.emerald.com/et/article-abstract/63/2/195/91685/Pedagogical-innovation-in-higher-education-and?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 28 jul. 2025.
CARVALHO, M.; SOARES, D.; PALMEIRÃO, C.; MAGALHÃES, A.; OLIVEIRA, A.; CÉSAR, B.; VEIGA, F.; AZEVEDO, H.; OLIVEIRA, M.; CASTRO, R. Práticas pedagógicas inovadoras: proposta de um projeto de investigação. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Porto, v. 20, p. 11–20, 2021. DOI: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.9682. Disponível em: https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/9682. Acesso em: 28 jul. 2025.
CASTRO, R.; SOARES, D. Using a computer based LSQ as a tool to improve students learning performance. In: INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE, 14., 2020, Sevilha. Proceedings [...]. Sevilha: IATED, 2020, p. 8136-8142. DOI: https://doi.org/10.21125/inted.2020.2216. Acesso em: 19 ago. 2024.
COLE, A. W.; LENNON, L.; WEBER, N. L. Student perceptions of online active learning practices and online learning climate predict online course engagement. Interactive Learning Environments, [S. l.], v. 29, n. 5, p. 866-880, 2021. DOI: https://psycnet.apa.org/doi/10.1080/10494820.2019.1619593. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2019-29219-001. Acesso em: 19 ago. 2024.
CRESWELL, J. W. Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. 2. ed. Londres: Sage Publications, 2007.
DIAS, D.; SOARES, D.; MARINHO-ARAÚJO, C.; ALMEIDA, L. S. O que se “ensina” no ensino superior: avaliando conhecimentos, competências, valores e atitudes. Meta: avaliação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 29, p. 318-337, maio/ago 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i29.1592. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1592. Acesso em: 19 ago. 2024.
EUROPEAN HIGHER EDUCATION AREA. Tirana Communiqué. In: EHEA MINISTERIAL CONFERENCE, 2024, Tirana. Comunicação [...]. Tirana: EHEA, 2024. Disponível em: https://www.ehea.info/Immagini/Tirana-Communique.pdf. Acesso em: 19 ago. 2024.
FEDERAÇÃO ACADÊMICA DO PORTO. Inovação pedagógica: ventos de mudança no ensino superior - 2021. Porto: FAP, 2021. Disponível em: https://www.fap.pt/sites/default/files/u29/fap_estudo_inovacao_pedagogica.pdf. Acesso em: 19 ago. 2024.
FERNANDES, S. R. G.; MACHADO, E. A.; ABELHA, M. Student assessment in higher education: a review of thesis carried out in portuguese public universities. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 46, p. 165-193, jan./mar. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i46.3844. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3844. Acesso em: 19 ago. 2024.
FINDIKOĞLU, F.; İLHAN, D. Realization of a desired future: innovation in education. Universal Journal of Educational Research, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 2574–2580, 2016. DOI: https://doi.org/10.13189/ujer.2016.041110. Disponível em: https://www.hrpub.org/journals/article_info.php?aid=5255. Acesso em: 19 ago. 2024.
FREIRE, T.; ALMEIDA, L. Metodologia da investigação em psicologia e educação. Braga: Psiquilibrios Edições, 2008.
GALLAGHER, S. E.; SAVAGE, T. Challenge-based learning in higher education: an exploratory literature review. Teaching in Higher Education, Oxfordshire, v. 28, n. 6, p. 1135-1157, 2023.
GREGORY, J. L. Lecture is not a dirty word: how to use active lecture to increase student engagement. International Journal of Higher Education, Amsterdã, v. 2, n. 4, p. 116-122, 2013.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCASE Review, [S. l.], 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 19 ago. 2024.
IYER-RANIGA, U. Interdisciplinary engagement in higher education: opportunities explored. In: PARRISH, D.; JOYCE-MCCOACH, J. (ed.). Innovations in higher education: cases on transforming and advancing practice. Londres: IntechOpen, 2020. p. 1-18.
JESUS, P.; AZEVEDO, J. Inovação educacional: o que é? porquê? onde? como?. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Braga, n. 20, p. 21-55, 2021. DOI: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.9683. Disponível em: https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/9683. Acesso em: 19 ago. 2024.
KEELING, R. The Bologna process and the Lisbon research agenda: the european commission’s expanding role in higher education discourse. European journal of education, Oxford, v. 41, n. 2, p. 203-223, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/J.1465-3435.2006.00256.X. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1465-3435.2006.00256.x. Acesso em: 19 ago. 2024.
LEITE, C.; RAMOS, K. Questões da formação pedagógica-didáctica na sua relação com a profissionalidade docente universitária: alguns pontos para debate. In: LEITE, C. (ed.). Sentidos da pedagogia no ensino superior. Porto: CIIE, 2010. p. 29-45.
MARTINS, C. Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS. Braga: Psiquilíbrios, 2011.
OERMANN, M. Using active learning in lecture: best of "both worlds". International Journal of Nursing Education Scholarship, [S. l.], v. 1, n. 1, 2003. DOI: https://doi.org/10.2202/1548-923X.1001. Disponível em: https://www.degruyterbrill.com/document/doi/10.2202/1548-923X.1001/html. Acesso em: 19 ago. 2024.
POKHREL, S.; CHHETRI, R. A literature review on the impact of COVID-19 pandemic on teaching and learning. Higher Education for the Future, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 133-141, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/2347631120983481. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2347631120983481. Acesso em: 19 ago. 2024.
PORTUGAL. Portaria nº 256/2005, de 16 de março. Aprova a actualização da Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF). Revoga a Portaria nº 316/2001, de 2 de abril. Diário da República, Lisboa, n. 53, p. 2281-2313, 16 mar. 2005. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/256-2005-572672. Acesso em: 19 ago. 2024.
RAHMAN, S. Improving the power of lecture method in higher education. In: VARGHESE, N. V.; MANDAL, S. (ed.). Teaching learning and new technologies in higher education. Singapura: Springer, 2020. p. 135-147. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-15-4847-5_10. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-981-15-4847-5_10. Acesso em: 19 ago. 2024.
ROEMINTOYO, R.; MIYONO, N.; BUDIARTO, M. K. Implementation of blended learning model based on expository learning and small group discussion in university. International Journal of Educational Management and Innovation, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 225-236, 2022.
SANTOS GUERRA, M. Á. Innovar o morir. In: PALMEIRÃO, C.; ALVES, J. M. (org.). Escola e mudança: construindo autonomias, flexibilidade e novas gramáticas da escolarização: os desafios essenciais. Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2018. p. 20-43.
SANTOS, J.; FIGUEIREDO, A. S.; VIEIRA, M. Innovative pedagogical practices in higher education: an integrative literature review. Nurse Education Today, Oxford, v. 72, p. 12-17, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.10.003. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260691718307755. Acesso em: 19 ago. 2024.
SANTOS, S. E.; OLIVEIRA, M. M. F. de; RODRIGUES, S. C.; ALMEIDA, S. C. D. Avaliação da aprendizagem na educação superior: cooperação e inovação. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 44, p. 580-602, 2022.
SEBARROJA, J. C. Una educación para mañana. Barcelona: Editorial Octaedro, 2008.
SELWYN, N. Is technology good for education?. Nova Jersey: John Wiley & Sons, 2016.
SIN, C.; SOARES, D. Disciplinary differences in university teaching. In: TEIXEIRA, P. N.; SHIN, J-C. (ed.). Encyclopedia of international higher education systems and institutions. Netherlands: Springer, 2017. p. 1-5.
SOARES, D.; CABRAL, I.; ALVES, J. M.; Analysing “pedagogical practices” through the lens of portuguese academia. In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION, 12., 2019, Sevilha. Proceedings [...]. Sevilha: IATED Academy, 2019. p. 10719-10724.
SOARES, R. B. N.; MENEZES, S. M. R.; SANTOS, A. L. F. Práticas avaliativas na educação superior e o ensino remoto emergencial. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 50, p. 156-179, mar. 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v16i50.4310. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/4310. Acesso em: 19 ago. 2024.
SOUSA-PEREIRA, F.; LEITE, C. Formação de professores e processo de Bolonha nas oportunidades de inovação educacional. Revista Intersaberes, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 163-174, 2018. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v13i28.1408. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1408. Acesso em: 19 ago. 2024.
STRIER, R. The construction of university-community partnerships: entangled perspectives. Higher Education, [S. l.], v. 62, p. 81-97, 2011.
STROHER, J. N.; HENCKES, S. B. R.; GEWEHR, D.; STROHSCHOEN, A. A. G. Estratégias pedagógicas inovadoras compreendidas como metodologias ativas. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 734–747, 2018. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.734-747.891. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/891. Acesso em: 19 ago. 2024.
TROWLER, P. Depicting and researching disciplines: strong and moderate essentialist approaches. Studies in Higher Education, Oxfordshire, v. 39, n. 10, p. 1720–1731, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2013.801431. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079.2013.801431. Acesso em: 19 ago. 2024.
VINCENT-LANCRIN, S., URGEL, J.; KAR, S.; JACOTIN, G. Measuring innovation in education 2019: what has changed in the classroom?. Paris: OECD Publishing, 2019. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264311671-en. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/measuring-innovation-in-education-2019_9789264311671-en. Acesso em: 19 ago. 2024.
VO, M. H.; ZHU, C.; DIEP, A. N. Students’ performance in blended learning: disciplinary difference and instructional design factors. Journal of Computers in Education, [S. l.], v. 7, p. 487-510, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s40692-020-00164-7. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40692-020-00164-7. Acesso em: 19 ago. 2024.
ZOU, T. X.; LAW, L. Y. N.; CHU, B. C. B. Are some disciplines ‘hard to engage’? A cross-disciplinary analysis of university teachers’ approaches to internationalisation of the curriculum. Higher Education Research & Development, [S. l.], v. 42, n. 5, p. 1267-1282, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/07294360.2023.2217092. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07294360.2023.2217092. Acesso em: 19 ago. 2024.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v17i56.5078
Direitos autorais 2025 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.