Avaliação da qualidade da assistência em saúde: revisão integrativa

José Auricélio Bernardo Cândido, Josênaria Bezerra da Silva, Antonio Germane Alves Pinto, Evanira Rodrigues Maia

Resumo


A avaliação da Atenção Primária à Saúde é essencial não por si mesma, mas porque fornece subsídios para a melhoria contínua da qualidade e da eficácia dos serviços de saúde. Objetivou-se analisar as evidências da literatura científica sobre avaliação da qualidade da assistência na perspectiva dos profissionais de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura a partir de artigos científicos indexados em bases de dados. A estratégia de identificação e seleção dos estudos aconteceu no período de março a abril de 2023. Após busca integrada avançada e utilização dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 13 artigos para o estudo. A partir da avaliação, evidenciou-se que o PCATool-Brasil é um instrumento adequado para avaliação da Atenção Primária à Saúde devido a sua funcionalidade, reprodutibilidade e comparabilidade e contribui para o planejamento de estratégias da Atenção Primária à Saúde.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v17i56.5066



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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