Avaliação de inovação no serviço técnico pericial

Kennedy Simões Santos Carvalho, Glauco da Silva Aguiar, Lucí Hildenbrand

Resumo


Este estudo avaliou a percepção dos profissionais do GATE/MPRJ sobre os sistemas SEI e PRODATA, focando em Vantagem Relativa, Compatibilidade, Facilidade de Uso, Testabilidade e Demonstrabilidade de Resultados. A maioria percebeu os sistemas como vantajosos, compatíveis e fáceis de usar, mas houve reservas sobre testabilidade e demonstração de resultados. A análise qualitativa destacou melhorias na gestão de informações e processos, apesar dos desafios iniciais de aprendizado e necessidade de treinamento contínuo. Conclui-se que a transformação digital no GATE/MPRJ é bem-sucedida, mas requer suporte contínuo para maximizar os benefícios.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, T. T. G. de. Administração pública e ferramentas de modernização: e um estudo sobre a implantação do sistema eletrônico de informações (SEI) no CDSA/UFCG. Orientador: Allan Gustavo Freire da Silva. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7994. Acesso em: 11 set. 2021.

BIERNACKI, P.; WALDORF, D. Snowball sampling: problems and techniques of chain referral sampling. Sociological Methods & Research, [S. l.], v. 10, n. 2, 1981. DOI: https://doi.org/10.1177/004912418101000205. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/004912418101000205. Acesso em: 11 set. 2021.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do

Brasil. [Diário Oficial da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 1988.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.

html. Acesso em: 20 mar. 2022.

CARVALHO, K. S. S.; AGUIAR, G. da S.; THIVES JÚNIOR, J. J. Avaliação da transformação digital no assessoramento técnico do MPRJ. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. (Série Estudos Avaliativos Multidisciplinares).

DAVIS, F. D. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, Minessota, v. 13, n. 3, set. 1989. DOI: https://doi.org/10.2307/249008. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/249008. Acesso em: 20 mar. 2024.

LOURENÇO, E. de O. Avaliação do sistema eletrônico de informações (SEI) em uma instituição federal de ensino superior. Orientadora: Daniela Rosin. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9656. Acesso em: 28 nov. 2021.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman Editora, 2006.

MOORE, G. C.; BENBASAT, I. Development of an instrument to measure the perceptions of adopting an information technology innovation. Information Systems Research, [S. l.], v. 2, p. 192-222,1991. Disponível em: http://130.18.86.27/faculty/warkentin/SecurityPapers/Merrill/MooreBenbasat1991_ISR2_3_DevelopInstrumentMeasurePerceptAdoptITInnovation.pdf. Acesso em: 28 nov. 2022.

NASCIMENTO, P. R. da S. Impactos da implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI): estudo de caso da Universidade de Brasília. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/25314. Acesso em: 5 set. 2021.

PIRES, D. de C. Adoção de tecnologia: a atitude de usuários em relação ao Sistema Eletrônico de Informações adotado pelo Ministério da Justiça. Brasília: Universidade de Brasília, 2015.

RIO DE JANEIRO (Estado). Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Resolução GPGJ nº 974, de 2 de fevereiro de 2001. Cria, no âmbito do Ministério Público, o Grupo de Apoio Técnico Especializado. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 15 fev. 2001. Disponível em: https://www.mprj.mp.br/documents/20184/418856/res974.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.

RIO DE JANEIRO (Estado). Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Lançamento da plataforma SEI abre a série de matérias 'MPRJ digital'. Notícia. Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 31 ago. 2018a. Disponível em: https://www.mprj.mp.br/web/guest/visualizar?noticiaId=65209. Acesso em: 10 abr. 2024.

RIO DE JANEIRO (Estado). Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Resolução GPGJ nº 2.197, de 11 de abril de 2018. Dispõe sobre a reestruturação do Grupo de Apoio Técnico Especializado - GATE/MPRJ. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 12 abr. 2018b. Disponível em: https://www.mprj.mp.br/documents/20184/650298/resolucao_2197.pdf. Acesso em: 29 maio 2024.

RIO DE JANEIRO (Estado). MPRJ digital. 1. ed. Rio de Janeiro: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://p-web01.mp.rj.gov.br/Arquivos/codcom/MPRJ_Digital/livro_mprj_digital.html.Acesso em: 10 abr. 2024.

RIO DE JANEIRO (Estado). MPRJ Digital: GATE Prodata vai qualificar a investigação a partir da compilação de dados. Notícia. Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 15 out. 2018c. Disponível em: https://www.mprj.mp.br/web/guest/visualizar?noticiaId=65919. Acesso em: 10 abr. 2024.

ROGERS, E. M. Diffusion of Innovations. 2. ed. Nova York: Free Press, 1983.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.5043



Direitos autorais 2024 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.