O Estado da Arte da Avaliação: metodologia de pesquisa e de formação de avaliadores

Lígia Silva Leite, Sandra Maria Martins Redovalio Ferreira, Sonia Regina Natal de Freitas, Flavia Giffoni de Abreu dos Santos

Resumo


O projeto “Estado da Arte da Avaliação” foi idealizado por um grupo de pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio. Tem como objetivo investigar e sistematizar, por meio de um processo estruturado de busca e análise, a produção acadêmica na área da Avaliação, veiculada no Brasil, a partir do ano 2001. Fundamentado na pesquisa em bases eletrônicas, foram realizadas a identificação, o registro, a organização e a análise da publicação científica na área da avaliação e educação, oferecendo subsídios a pesquisadores interessados em desvelar e aprofundar questões geradas neste campo de conhecimento. Estas informações estão disponibilizadas no banco de dados eletrônico e-Aval. Entende-se, assim, que este é um recurso científico e pedagógico dinâmico por oferecer a possibilidade de ser alimentado continuamente. Deste modo, o projeto oferece aos mestrandos atividades que favorecem a participação significativa ao longo do processo de sua formação como avaliador, subsidiando-os com conhecimentos específicos e práticas avaliativas que colaboram na produção de saberes científicos na área da Avaliação.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.5031



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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