Análise da transparência pública nos municípios da região Norte Fluminense

Joseane de Souza, Nilo Lima de Azevedo, Maria Teresa Petrucci Corrêa Machado Gomes, José Victor de Paula Frutuozo

Resumo


Esse artigo analisa os níveis de transparência ativa, passiva e global nos nove municípios da região Norte Fluminense (RJ), utilizando a metodologia da Escala Brasil Transparente – EBT 360º. A pesquisa revela fragilidades importantes, especialmente no que se refere à transparência passiva, com inadequações ou ausência de respostas às solicitações dos cidadãos. A transparência global, que resulta da soma das dimensões ativa e passiva, também apresenta índices insatisfatórios na maioria dos municípios. O estudo evidencia a complexidade em identificar os determinantes da transparência, que variam conforme os contextos locais. Entre eles, os royalties do petróleo se apresentam como fator relevante, especialmente na distinção entre municípios produtores e não produtores: os primeiros tendem a apresentar níveis mais elevados de transparência. Por serem transferências vultuosas e com grande margem de discricionariedade na sua aplicação, exigem maior controle social.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v17i55.4998



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Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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