O impacto da educação infantil sobre a reprovação e o abandono escolar: uma análise para a região Sul do Brasil

Janice Santos Viana, Tatiane Pelegrini, Giana de Vargas Mores

Resumo


Este estudo analisou o impacto da Educação Infantil sobre a reprovação e o abandono escolar dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na região Sul do Brasil, por meio dos microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), referentes ao ano de 2017. Para tanto, empregou-se a metodologia de pareamento nos escores de propensão sob a hipótese de seleção por variáveis observáveis. Os resultados mostraram que a Educação Infantil contribui para a redução do abandono e da repetência escolar dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, nos três estados da região Sul do país, bem como a associação positiva entre a frequência na educação infantil e a aprovação na Educação Básica. A análise para abandono pode estar associada às dificuldades presentes no processo de educação escolar nesse nível de ensino. Recomenda-se uma maior atenção à Educação Infantil por parte do poder público, sendo aplicados recursos para aumentar sua qualidade.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v17i56.4960



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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