Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem do Instituto INFNET

Yves de Carvalho Carabajal, Lígia Silva Leite

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação dos alunos dos cursos de graduação presencial e a distância do Instituto INFNET quanto a utilização do ambiente virtual de aprendizagem. Este estudo se justificou pelo fato de não ter ocorrido qualquer processo formal de avaliação deste ambiente, além de gerar oportunidade aos discentes de explicitarem, a partir de suas experiências, pontos falhos e sugestões de melhorias, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem da instituição. Foi utilizada a abordagem centrada nos consumidores, adequada para avaliar atividades educacionais. Por meio de um questionário validado por quatro especialistas composto por questões fechadas e abertas, foram coletados dados de 161 alunos. As questões fechadas referentes à dimensão Qualidade da Informação e dimensão Pedagógica utilizaram como opção de respostas o padrão sim, não e não se aplica. As questões abertas correspondentes à experiência do aluno em relação à utilização do manual do aluno, do canal de suporte e às funcionalidades e roteiros pedagógicos do ambiente virtual de aprendizagem solicitaram o registro de pontos fortes e pontos fracos, bem como sugestões de melhorias. A análise dos dados quantitativos foi feita a partir de tabelas, tendo como critério de julgamento os níveis de concordância total, parcial e discordância. Os dados qualitativos sobre as funcionalidades e roteiros pedagógicos do ambiente virtual de aprendizagem foram analisados a partir da recorrência de um mesmo tema das respostas registradas. Os resultados desta avaliação mostraram que, apesar dos recursos do ambiente virtual de aprendizagem do Instituto INFNET atenderem no geral às necessidades de aprendizagem dos graduandos da instituição, algumas limitações desses recursos disponíveis necessitam passar por revisões de suas configurações, layouts e das customizações do ambiente, além da necessidade de ações de inovações e melhorias voltadas aos roteiros de aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4825



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.