Avaliação da disciplina Projeto de Jornalismo On-Line: o olhar do especialista, da gestora e dos egressos

Rosimeri Figueiredo de Matos Tristão, Lucí Mary Araújo Hildenbrand

Resumo


O presente estudo buscou avaliar o mérito e o impacto inicial da disciplina Projeto de Jornalismo On-line, do curso de Jornalismo, da então UniverCidade. As questões avaliativas relacionaram-se aos requisitos utilizados na contratação de jornalistas on-line e às contribuições da disciplina para a devida preparação do graduando para o mercado, considerando a estrutura curricular do curso. Os indicadores estabelecidos consideraram os objetivos da avaliação, as questões avaliativas e os fundamentos da abordagem proposta por Scriven. Foram construídos e validados por especialistas dois roteiros de entrevista e um questionário. Os dois primeiros foram aplicados, respectivamente, ao profissional de seleção e recrutamento de jornalistas on-line, em empresa de comunicação de grande porte, e à gestora acadêmica da instituição. O terceiro, um questionário misto autoaplicável, foi respondido por 13 egressos do curso, inseridos no mercado como jornalistas on-line. As questões dos três instrumentos foram inter-relacionadas, tendo em vista a triangulação dos dados. Na resposta à primeira questão, identificou-se que o mercado considera como requisitos necessários à contratação para a área on-line a qualidade da formação acadêmica, o uso das tecnologias on-line, a velocidade no raciocínio e na apuração da informação, além de redação clara e objetiva e familiarização com as tecnologias on-line. Em relação à segunda questão, concluiu-se que a disciplina não preparou devidamente o graduando para o exercício profissional na área porque não estava inserida em estrutura curricular adequada. Como resposta à terceira questão avaliativa, constatou-se que a disciplina qualificou parcialmente os graduandos para a área, pois, para exercer atividades on-line, depois de formados, os egressos tiveram que complementar a formação acadêmica, com cursos extracurriculares. Embora o mérito da disciplina tenha sido subtraído, por conta da precariedade das condições acadêmicas, o seu impacto se fez perceber face à inserção dos egressos na condição de jornalistas on-line. Dentre as recomendações, destaca-se a possibilidade de a avaliação contribuir para o debate acadêmico acerca da importância da disciplina na formação profissional, construindo, desta forma um olhar do on-line como mais uma modalidade inerente aos cursos de Jornalismo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4819



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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