Avaliação da disciplina Projeto de Jornalismo On-Line: o olhar do especialista, da gestora e dos egressos
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BONIS, Gabriel. New York Times vai diminuir acessos gratuitos em site. Carta Capital, maio 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2013.
BRASIL. Decreto-Lei nº 5.480, de 13 de maio de 1943. Institui o curso de jornalismo no sistema de ensino superior do país, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 20 maio 1943. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-5480-13-maio1943-415541-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 12 fev. 2013.
COSTA, Caio Túlio. Novas tecnologias, velhos dilemas. 1994. (Sala de imprensa/Palestra proferida em 23 nov. 94). Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2013.
FERRARI, Pollyana. Hipertexto e hipermídia: a novas ferramentas da comunicação digital. Rio de Janeiro: Contexto, 2007.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MIELNICZUK, Luciana. Sistematizando alguns conhecimentos sobre o jornalismo na web. In: MACHADO, Elias; PALACIOS, Marcos. (Org.) Modelos de jornalismo digital. Salvador: Grupo de Pesquisa de Jornalismo on-line da Universidade Federal da Bahia; Calandra, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de (Org.). Conceito de triangulação por avaliação de métodos. In:_____. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz. 2005.
MURAD, Angèle. Oportunidades e desafios para o jornalismo na Internet. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, n. 2, 1999. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2013.
PIO, Dirceu Martins. O fechamento de jornais impressos. Observatório da Imprensa, São Paulo, ano 18, n. 798, out. 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2013.
RECH, Marcelo. O recém-formado em jornalismo deve saber empreender. Observatório da Imprensa, São Paulo, ano 18, n. 721, nov. 2012. Entrevista concedida a Andrré Bürger. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2013.
SELTTIZ, Claire; WRIGHTSMAN, Laurence Samuel; COOK, Stewart Wellford. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EPU, 1987.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
SCRIVEN, Michael. Evaluation Thesaurus. 4. Ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 1991.
UNIVERCIDADE. Projeto Pedagógico Jornalismo 2005: currículo. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2005.
______. Projeto Pedagógico Jornalismo 2007: currículo. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2007.
______. Projeto Pedagógico Jornalismo 2011: objetivos e currículo. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2011.
WORTHEN, Blaine. R.; SANDERS, James L.; FITZPATRICK, Jody R. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4819
Direitos autorais 2024 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
- Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras 
- DOAJ - Directory of Open Access Journals 
- EBSCO - Information Services 
- Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal 
- LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação 
- OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI) 
- RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal 
- REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico 
- Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais 
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.
 Revista Meta: Avaliação
	Revista Meta: Avaliação
 
  
  
  
  Enviar artigo via e-mail
			Enviar artigo via e-mail  Enviar comentário
			Enviar comentário  
				 Ocultar
 
							Ocultar
						 Exibir todos
							Exibir todos
						