Portal Aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo na perspectiva de graduandos

Ricardo Storino, Lucí Mary Araújo Hildenbrand

Resumo


Esse estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da informação e serviços oferecidos pelo Portal Aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bem como a usabilidade do sistema, considerando a opinião de graduandos da instituição. Para avaliar a qualidade da informação foram utilizados nove dos 16 critérios de avaliação constantes no framework de Eppler, e para usabilidade, as cinco categorias de Nielsen. Avaliaram-se também os serviços oferecidos pelo portal. A abordagem adotada foi a centrada nos consumidores. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com 37 questões fechadas, abordando os três aspectos focalizados. As questões referentes à qualidade da informação e à usabilidade utilizaram cinco níveis de julgamento, do tipo Likert: discordo totalmente, discordo parcialmente, neutro, concordo parcialmente e concordo totalmente. O terceiro aspecto, qualidade dos serviços, considerou cinco níveis de julgamento: péssimo, ruim, regular, bom e ótimo. Ao final do questionário, três questões abertas solicitaram pontos fortes e fracos do portal, bem como sugestões de melhoria. As 37 questões quantitativas, submetidas à análise fatorial, foram agrupadas em cinco fatores: qualidade da informação no portal, aprendizado e memorização no uso do portal, suporte no uso do portal, serviço de emissão de documentos do portal e serviços acadêmicos do portal. As questões qualitativas foram categorizadas a partir das análises textual e temática. A conclusão do estudo enfatiza julgamento favorável aos fatores aprendizado e memorização no uso do portal, e serviços de emissão de documentos. Os fatores qualidade da informação, suporte ao uso e serviços acadêmicos do portal foram julgados predominantemente com conceito regular para bom, acrescido de sugestões de aprimoramento. As recomendações incluíram desde melhorias no Portal Aluno até sugestões de novos estudos envolvendo tecnologias móveis.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4815



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.