Avaliação da experiência dos graduandos com o formato de ensino em rede oferecido pelo NEaD da UNIGRANRIO

Mary Neuza Dias Galdino, Angela Carrancho da Silva

Resumo


Este estudo teve por objetivo avaliar a experiência de graduandos da Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy” (UNIGRANRIO) com o formato do ensino em rede oferecido pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD). A universidade oferta um amplo leque de disciplinas em rede, de acordo com a Portaria Ministerial nº 4.059 (BRASIL, 2004), desde 2005, e considerou necessária uma avaliação que pudesse promover reflexão acerca das estratégias e procedimentos utilizados para a viabilização da educação em rede, bem como da qualidade desse processo. Para desenvolver o estudo, a autora adotou a abordagem avaliativa centrada nos consumidores e formulou as seguintes questões avaliativas: 1) qual o grau de satisfação dos graduandos que cursam disciplinas em rede quanto às condições de oferta das mesmas?; 2) quais as principais semelhanças e diferenças entre os resultados obtidos pelos graduandos nas modalidades em rede e presencial, na disciplina Metodologia da Pesquisa?; 3) até que ponto a modalidade em rede pode trazer benefícios para a UNIGRANRIO? Para responder às questões, a autora adotou procedimentos quantitativos que envolveram análise descritiva dos resultados provenientes dos instrumentos avaliativos e classificações a partir de dados estatísticos advindos de uma base de dados. A utilização de procedimentos qualitativos se deu por meio da análise de conteúdo, do exame dos documentos institucionais e da leitura exploratória dos resultados e do material previamente selecionado. Os resultados do estudo avaliativo apontaram que a experiência com disciplinas em rede trouxe benefícios tanto aos graduandos como à universidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4813



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Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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