Avaliação da formação continuada em rede para professores da SEEDUC/RJ oferecida pela Fundação Cecierj

Marlem Castro dos Santos Gervazoni, Angela Carrancho da Silva

Resumo


Este estudo teve por objetivo avaliar a formação continuada em Língua Portuguesa e Literatura promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), e executado pela Fundação Cecierj/Consórcio Cederj. Para isso, adotou-se um modelo de avaliação baseado em usuários e participantes. Os usuários foram os 811 cursistas da turma de 2012 e os participantes foram a Diretora de Extensão da Fundação Cecierj e a Coordenadora do Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Para avaliar o nível de satisfação dos usuários foram focalizadas seis categorias em um questionário: organização didático-pedagógica do curso, mediação pedagógica (tutoria), material didático, ambiente virtual de aprendizagem, interatividade e avaliação da aprendizagem. Também foram realizadas entrevistas com as administradoras responsáveis pela formação continuada, buscando detectar até que ponto o curso avaliado está em consonância com os objetivos para ele predeterminados e quais as perspectivas para o futuro. Os resultados mostraram que, em geral, a formação continuada atendeu de modo plenamente satisfatório a quase todas as categorias avaliadas, à exceção das categorias Interatividade e Ambiente Virtual de Aprendizagem. Estas necessitam, ainda, de alguns ajustes para serem consideradas plenamente satisfatórias pelos usuários. As participantes entrevistadas também consideraram que a formação continuada tem obtido sucesso no alcance de seus objetivos, tendo como fragilidades principais o resgate dos professores-cursistas que se evadem do curso e a infraestrutura dos encontros presenciais. A correção das fragilidades apontadas no estudo poderá contribuir para elevar e manter a qualidade da formação continuada oferecida pela Fundação Cecierj / Consórcio Cederj.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4811



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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