Avaliação de um site de informação e prevenção de saúde: a visão dos usuários e de especialistas

Marianne Zelmanowicz de Abreu, Christina Marília Teixeira da Silva

Resumo


Tendo em vista o grande e crescente número de internautas que visitam o site ABC da Saúde, o objetivo geral do estudo foi avaliar a qualidade desse site e o grau de satisfação por ele alcançado junto aos seus usuários. A metodologia escolhida para desenvolver o estudo é de natureza quanti-qualitativa e a análise dos dados foi feita por meio de estatística descritiva, envolvendo a elaboração de tabelas e gráficos, bem como o cálculo de medidas. Visando responder às questões do estudo, foram obtidos dados junto aos usuários do site ABC da Saúde, assim como aqueles provenientes do julgamento de especialistas. Para a obtenção dos dados foram utilizados uma Ficha de Avaliação de Sites e um Formulário Eletrônico disponibilizado no site. Os resultados do estudo indicaram que o site é de boa qualidade tanto pela avaliação dos especialistas quanto na opinião de seus usuários. Verificou-se, também, que o site atende as expectativas dos usuários, que mostram alto nível de satisfação em relação ao conteúdo nele disponibilizado. No estudo, são feitas recomendações no sentido de aprimorar a qualidade do site.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4810



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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