Avaliação da usabilidade de site corporativo educacional

Mariana Haido de Carvalho Zaroni, Lígia Silva Leite

Resumo


A partir de uma perspectiva mais ampla, que ressalta a relevância de sites corporativos dirigidos à Educação Corporativa, desenvolveu-se o presente estudo, cujo objetivo fundamental foi avaliar a usabilidade de site corporativo, com foco no site da empresa MD Resources. A abordagem avaliativa adotada foi a centrada na administração, seguindo as etapas: coleta de informações; utilização das mesmas para a análise e interpretação de dados; apresentação dos resultados para os responsáveis pela tomada de decisões; indicações de recomendações e sugestões de melhoria para o site corporativo. A coleta de dados foi realizada a partir da elaboração de um questionário baseado em categorias de usabilidade de sites: satisfação do usuário, identidade, navegabilidade e conteúdo. O instrumento foi respondido por clientes da MD Resources. Os resultados revelaram que os indicadores de usabilidade do site, em sua maioria, foram avaliados como plenamente atendidos. Embora tenham sido apresentadas opiniões que consideraram aspectos negativos, nenhuma delas teve representação significativa. Dentre as recomendações sugeridas está a aplicação do instrumento desenvolvido para avaliar outros sites corporativos educacionais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4809



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.