Avaliação do uso de informática no ensino de Matemática Financeira

Marcos Paulo Birenbaum, Christina Marília Teixeira da Silva

Resumo


Este estudo de natureza quanti-qualitativa teve por objetivo avaliar o uso de informática no ensino da disciplina Matemática Financeira oferecida a alunos do curso de graduação em Administração de uma instituição particular situada na cidade do Rio de Janeiro. Para a obtenção dos dados do estudo foram aplicados dois testes e um questionário a 18 alunos que estavam matriculados na disciplina, no segundo semestre de 2009. Os resultados do estudo indicaram que, no teste realizado com o uso do aplicativo Excel, as notas alcançadas pelos alunos foram, em geral, melhores do que as obtidas no teste realizado segundo uma abordagem tradicional. Observou-se também que todos os alunos se mostraram favoráveis ao uso do computador, reconhecendo a importância e a utilidade dessa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4807



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Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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