Avaliação do uso de informática no ensino de Matemática Financeira
Resumo
Este estudo de natureza quanti-qualitativa teve por objetivo avaliar o uso de informática no ensino da disciplina Matemática Financeira oferecida a alunos do curso de graduação em Administração de uma instituição particular situada na cidade do Rio de Janeiro. Para a obtenção dos dados do estudo foram aplicados dois testes e um questionário a 18 alunos que estavam matriculados na disciplina, no segundo semestre de 2009. Os resultados do estudo indicaram que, no teste realizado com o uso do aplicativo Excel, as notas alcançadas pelos alunos foram, em geral, melhores do que as obtidas no teste realizado segundo uma abordagem tradicional. Observou-se também que todos os alunos se mostraram favoráveis ao uso do computador, reconhecendo a importância e a utilidade dessa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.
Texto completo:
PDFReferências
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
CURY, Helena Noronha; BAZZO, Walter Antonio. Formação crítica em matemática: uma questão curricular?. BOLEMA: boletim de educação matemática, Rio Claro, ano 14, n. 16, 2001.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. 4. ed. São Paulo: Ática, 1998.
FARIA, Rogério Gomes de. Matemática comercial e financeira. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007.
HAZZAN, Samuel; POMPEO, José Nicolau. Matemática financeira. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Rio de Janeiro, 2008.
MATHIAS, Washington Franco; GOMES, José Maria. Matemática financeira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MORAES, Raquel de Almeida. Informática na educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
PASQUALOTTI, Adriano; FREITAS, Carla Maria Dal Sasso. Experimentação de ambiente virtual para a melhoria do ensino-aprendizagem de matemática. BOLEMA: boletim de educação matemática, Rio Claro, ano 14, n. 16, 2001.
PENIDO, Eduardo. Matemática financeira essencial. São Paulo: Atlas, 2008.
PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemática financeira. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
SAMANEZ, Carlos Patricio. Matemática financeira: aplicações à análise de investimentos. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1999.
SHINODA, Carlos. Matemática financeira para usuários do Excel. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
WEISS, Alba Maria Lemme; CRUZ, Maria Lúcia Reis Monteiro da. A informática e os problemas escolares de aprendizagem. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
ZENTGRAF, Roberto. Matemática financeira objetiva. 3. ed. Rio de Janeiro: Editoração, 2002.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4807
Direitos autorais 2024 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.