Sistema de leitura de atas de provas da Fundação Cesgranrio - avaliação da usabilidade

Luisianne Barbosa Carvalho, Glauco da Silva Aguiar

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar a usabilidade do Sistema de Leitura de Atas de Provas da Fundação Cesgranrio, que é utilizado para o registro das diversas ocorrências informadas pelos fiscais de sala nas Atas de Provas. O sistema de informação foi implantado em 2014, sendo inicialmente utilizado em eventos de pequeno porte. Atualmente abraça grandes eventos, tais como: o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e inúmeros concursos públicos. Considerando a qualidade da informação como fundamental para as organizações, estas necessitam de sistemas capazes de suprir essa necessidade. Isso exige que os sistemas sejam de fácil utilização, amigáveis, que atendam as expectativas e necessidades de seus usuários. Ou seja, que se preocupem com a usabilidade. Neste estudo avaliativo, a metodologia envolveu a abordagem avaliativa centrada nos consumidores, particularmente os usuários do Sistema de Leitura de Atas, e os procedimentos metodológicos incluíram duas etapas básicas: a aplicação de um questionário e a realização de uma Avaliação Cooperativa. No questionário, foi inserida a Escala SUS (System Usability Scale), objetivando mensurar o grau de satisfação dos usuários. O índice calculado foi de 76,67 pontos, considerado bom. Além da escala SUS, outras questões abertas do questionário ratificaram esse grau de satisfação em relação ao Sistema de Leitura de Atas. A Avaliação Cooperativa, ouvindo 17 usuários, focou nas outras dimensões da usabilidade: eficiência e eficácia. Nestes aspectos, as análises mostraram que o Sistema de Leitura de Atas é eficaz e pode ser aperfeiçoado a fim de torná-lo mais eficiente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4805



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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