Avaliação do aplicativo SESOP-Campus HU2 como ferramenta de comunicação no campus Humaitá II do Colégio Pedro II

Fabio Fernandes de Carvalho, Glauco da Silva Aguiar

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de satisfação de um aplicativo, implementado no campus Humaitá II do Colégio Pedro II, destinado a facilitar a comunicação entre a direção do colégio e os discentes e seus pais/responsáveis. Denominado SESOPCampus HU2, o aplicativo vem sendo utilizado desde junho de 2016. No estudo foi utilizada a abordagem avaliativa centrada nos consumidores. Os dados foram obtidos por meio de um questionário online contendo 40 questões: as cinco primeiras fechadas e caracterizam os respondentes, uma questão mista e 34 do tipo Escala de Likert. O questionário foi disponibilizado por meio do software SurveyMonkey, onde os respondentes puderam acessar diretamente pelo aplicativo ou clicando no próprio e-mail que foi enviado. Na análise dos dados, o estudo considerou separadamente os dois grupos de respondentes: pais/responsáveis e discentes. Com o auxílio do software SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, foi feita uma análise de fatores com os 34 itens do instrumento versando sobre a avaliação. O principal objetivo dessa técnica estatística é a redução de dimensionalidade, facilitando a interpretação dos resultados. Dos fatores extraídos, aquele com maior grau de importância para o segmento pais/responsáveis foi o fator que trata da acurácia do aplicativo, enquanto que para os discentes, o fator facilidade de uso foi o mais significativo. Ambos os grupos demonstraram estar parcialmente satisfeitos quanto à precisão com que as informações são apresentadas e quanto à qualidade delas (fator conteúdo). Esses dados mostraram que o aplicativo disponibiliza informações úteis e necessárias para os dois grupos, necessitando melhorar a precisão. Conclui-se, ainda, que a comunicação no ambiente escolar foi facilitada com essa nova ferramenta. Por essa razão, recomenda-se o uso do aplicativo não somente no campus Humaitá II, mas também nos demais Campi do Colégio Pedro II.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4798



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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