Proposta de avaliação de um web fórum por meio de rubricas

Danielle Mello Ferreira, Angela Carrancho da Silva

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar a proposta de construção e validação de rubricas para avaliação de um fórum de discussão lançado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem de uma universidade privada, especificamente no curso de graduação em Ciências Biológicas, na disciplina Dinâmica da Aprendizagem. As rubricas são apresentadas como proposta de uma avaliação autêntica e como um referencial para que os estudantes tenham ciência dos critérios estabelecidos para avaliação desta atividade, direcionando ainda para os níveis de participação esperados. Desta forma, entende-se que o foco da avaliação se volta para o processo e não só para o produto, visando à análise dos dados quantitativos e qualitativos que contribuíram significativamente para uma análise do desempenho dos estudantes e da turma. De acordo com os resultados obtidos, percebe-se que os estudantes não compreenderam o que é interatividade e sua importância para o processo de educação online. Pode-se constatar também a necessidade de uma mudança na postura do professor, para atuar com este tipo de ferramenta.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4796



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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