Avaliação de disciplina online em curso presencial de graduação: a perspectiva dos alunos

Ana Luiza Santos Pereira, Maria Beatriz Gomes Bettencourt

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar a disciplina Captação de Recursos para Eventos oferecida na modalidade online em curso presencial de graduação de uma universidade carioca. Os cursos de graduação presencial estão autorizados pelo MEC a oferecer 20% de sua carga horária total conforme Portaria nº. 4.059 em forma de disciplinas online em sua grade curricular. Para desenvolver o estudo, a autora adotou a abordagem avaliativa centrada nos usuários e formulou as seguintes questões avaliativas: 1) em que medida a disciplina Captação de Recursos para Eventos na modalidade online atende às expectativas do estudante do curso de graduação de Tecnologia em Eventos, na modalidade presencial?; 2) até que ponto a disciplina Captação de Recursos para Eventos na modalidade online contribui para a satisfação do estudante em relação ao curso de Tecnologia em Eventos? Para a obtenção dos dados foi aplicado presencialmente um questionário de natureza quantitativa que foi respondido pelos 32 alunos da disciplina. A análise dos dados quantitativos foi feita por meio de estatística descritiva, com uso de tabelas e quadros. Os resultados da avaliação indicaram que a maioria dos alunos teve uma insatisfação em relação à disciplina ser oferecida na modalidade online. No estudo são feitas recomendações visando uma reorganização pedagógica do curso.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4787



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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