Higienização das mãos e promoção da segurança do paciente: avaliação de processos

Simone Moreira, Lígia Silva Leite

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de higienização das mãos pelos profissionais de saúde no Centro de Terapia Intensiva (CTI) Adulto e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica de um hospital público da cidade do Rio de Janeiro. Para isso foram aplicados três formulários de observação. O primeiro foi disponibilizado pela Organização Mundial de Saúde para implantação da estratégia multimodal para melhoria da higienização das mãos. Os demais formulários foram elaborados pela autora deste estudo avaliativo contendo uma lista de verificação com os passos a serem seguidos para a execução da técnica de higienização das mãos com água e sabonete e com preparações alcoólicas. Trata-se de um estudo avaliativo de perfil formativo, com abordagem centrada na administração e que utilizou o modelo CIPP que permitiu concentrar a avaliação em um aspecto específico do objeto avaliado – a higienização das mãos. A técnica de observação foi utilizada para a coleta de dados deste estudo. Os resultados apresentados nesta avaliação referentes à adesão a higienização das mãos evidenciaram que a UTI Neonatal e Pediátrica encontra-se com taxa de adesão de 74,5% enquanto o CTI Adulto encontra-se com uma taxa de 48%. Em ambos os setores a preferência dos profissionais foi pela técnica de higienização das mãos com água e sabonete. Quanto a esta, os principais pontos críticos encontrados em ambos os setores foram o dorso dos dedos, os polegares, as polpas digitais e unhas e os espaços interdigitais. Como recomendações, sugere-se a melhoraria do conhecimento dos profissionais de saúde acerca dos momentos indicados para a higienização das mãos, colocação das instruções com os momentos indicados para higienização das mãos no ambiente de assistência e como executá-la ao lado dos dispensadores de sabonete e preparações alcoólicas bem como instituir uma política hospitalar referente ao uso de adornos no CTI Adulto.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4777



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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