Instrumento de consulta de enfermagem pós-transplante de medula óssea: avaliação e atualização

Renata Melo Nascimento, Andreia Ferreira de Oliveira

Resumo


O objetivo do presente estudo foi avaliar e atualizar o instrumento Consulta de Enfermagem Pós-TMO. O instrumento é utilizado pela equipe de enfermagem de um setor ambulatorial de uma instituição federal do Estado do Rio de Janeiro, especializado em Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH). A abordagem utilizada neste estudo foi centrada em especialistas. Para avaliação e atualização do instrumento construiu-se um quadro com os itens a serem apreciados pelos especialistas em avaliação, objetivando a análise de congruência. Após esta análise, procedeu-se à construção do instrumento de avaliação, submetido a 14 especialistas para avaliação. Os especialistas foram unânimes quanto à adequação do instrumento Consulta de Enfermagem Pós-TMO ao fim a que se destina, ou seja, julgaram que o mesmo é capaz de facilitar as ações de Enfermagem relacionadas ao acompanhamento de pacientes pós-transplantados, favorecendo as decisões sobre o diagnóstico e conduta terapêutica dos mesmos. No entanto, em quase todos os blocos do instrumento, os especialistas julgaram a inadequação com relação ao item disposição da informação (layout), ressaltando que a organização e ordenação dos itens e respectivas opções de resposta não são agradáveis, necessitando de modificações. Com as alterações sugeridas pelos especialistas e aceitas pela autora do presente estudo avaliativo, uma nova versão do instrumento foi construída, com auxílio de profissional design gráfico. No entanto, há necessidade que o instrumento seja pré-testado, objetivando a identificação de possíveis problemas na elaboração dos itens ou opções de resposta, necessidade de modificação na redação, alteração do formato, ou mesmo eliminação de itens/opções de resposta, de forma a permitir a construção da versão final do referido instrumento.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4770



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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